A diversidade racial das lideranças em prol da inovação.

Chegar a um cargo de liderança nunca é fácil, não é mesmo? E essa dificuldade se acentua quando falamos de pessoas negras e outros grupos sub-representativos.

Mesmo que a pauta da Diversidade e Inclusão esteja cada vez mais na agenda das organizações, as dificuldades para pessoas negras  alcançarem posições mais elevadas no mercado de trabalho ainda são grandes.

Se observarmos quem são as pessoas que ocupam cargos de liderança e posições de maior visibilidade na sociedade, na quase totalidade  das vezes encontraremos homens brancos.

Cabe a nós mudar este cenário, não é mesmo?

Para acolher a diversidade, as empresas precisam de uma estrutura robusta e organizada, ou então estaremos cumprindo metas sem sentido. É necessário educar sobre questões raciais, fazer um diagnóstico da diversidade na empresa e engajar a liderança com a agenda racial.  É importante ter um censo, para que o processo de mudanças possa iniciar.

Mas qual a razão para ter uma liderança inclusiva?

Existem várias razões para se adotar uma liderança inclusiva nas empresas. E um desses motivos é o desenvolvimento de potenciais  talentos possivelmente subvalorizados.

Ter pessoas com vivências diversas  é uma ótima forma  de dar chance a novos talentos e, inclusive, ter melhores resultados em questões importantes como a inovação. Tudo isso ajuda, e muito, na competitividade empresarial.  Ao se sentirem valorizadas, as pessoas estarão mais à vontade para ajudar com a equipe. Imagine uma equipe inteira contribuindo nas reuniões, estratégias ou ações dentro da empresa. É incrível o potencial de uma empresa que valoriza a diversidade.

Ter uma liderança inclusiva, empática e que valoriza o time certamente gera um impacto positivo no dia a dia da empresa. Em vez das pessoas se sentirem ignoradas ou excluídas, todas serão acolhidos em suas igualdades e diferenças. Sendo assim, impulsiona sua motivação individual e, claro, melhora  também o clima interno na companhia. 

Mais do que um discurso, abraçar a diversidade racial e a igualdade é uma atitude do cotidiano.

Ter lideranças capacitadas para adotar essa tendência em sua realidade é uma excelente forma de perpetuar essa postura nas equipes , acolhendo os indivíduos e contribuindo para tornar a empresa referência em Diversidade e Inclusão Racial .

A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial é um movimento formado por empresas e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo. O universo Iniciativa representa mais de R$ 1,3 trilhão em faturamento,  mais de 800 mil pessoas e alcance global.

Finalidade: a superação do racismo no ambiente corporativo e em toda a sua cadeia de valor.

 

Deixe um comentário

Conteúdos relacionados