A importância de dar cor à voz na imprensa.

55 anos antes da abolição da escravatura no Brasil, era lançado o primeiro jornal brasileiro que lutava contra a discriminação “o homem de cor”, porém, logo em seguida na sua 4  ª edição, sua publicação foi suspensa. A perseguição das autoridades não foi suficiente para impedir que o periódico se tornasse o carro-chefe do surgimento da imprensa negra no Brasil, dando voz para vários outros títulos que vieram a seguir.

A imprensa foi mais uma forma do negro lutar contra escravidão e desigualdade no país. No cabeçalho de todas as publicações que ocorreram, constava a transcrição do parágrafo 14.º do artigo 179 da Constituição de 1824:

“Todo o cidadão pode ser admitido aos cargos públicos civis, políticos e militares, sem outra diferença que não seja a de seus talentos e virtudes”.

Os jornais também foram utilizados como forma de educação, por lá eles obtinham informações sobre diversos assuntos como conhecimento sobre saúde, entretenimento e avisos importantes.

 

vozes NEGRAS em comunicação.

A voz negra na imprensa permite que hoje as histórias e lutas que a comunidade negra enfrentou e que fazem parte da história do Brasil não sejam esquecidas. É fundamental que histórias, experiências e opiniões sobre a comunidade negra sejam também contadas por pessoas negras! Seus textos tratam de temas e conceitos diversos, como identidades e representações, pensamento decolonial, paradigma interseccional, racismos e antirracismo, táticas criativas, políticas e estéticas de resistência. Tudo isso é contado por pessoas que podem trazer uma compreensão aprofundada dos desafios, sucessos, culturas e nuances dessa comunidade.

 

Combate ao racismo e estereótipo através da imprensa.

A imprensa tem um papel importante na desconstrução de estereótipos e na luta contra o racismo. Ao destacar histórias positivas de pessoas negras, suas contribuições para a sociedade, na academia, mercado de trabalho, esporte, etc, percepções equivocadas quanto ao estereótipo do negro são dissipados. Ao promover uma cobertura equilibrada, evitar estereótipos prejudiciais, e estabelecer parcerias com a comunidade negra, a imprensa pode desempenhar um papel significativo na promoção da igualdade racial.

Promoção da diversidade na imprensa.

A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial é o futuro dos negócios que querem se destacar no mercado. Ela foi desenvolvida para ser uma ferramenta indispensável para empresas comprometidas com a diversidade e inclusão racial, promovendo a sustentabilidade e assertividade das suas ações.

Imagine ser parte de um universo empresarial que representa mais de R$1,3 trilhão em faturamento e alcance global, além de contar com mais de 800 mil pessoas engajadas nessa causa tão importante. A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial fortalece as empresas e contribui para a transformação social.

Para adotar essa tendência nas equipes, é fundamental ter lideranças capacitadas e comprometidas com essa postura. Assim, você acolhe os indivíduos e pode tornar a sua empresa referência em Diversidade e Inclusão Racial em toda a cadeia de valor. Não perca a oportunidade de estar à frente da concorrência e faça parte dessa revolução na gestão da diversidade!

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