Fonte: GZH
A Lojas Renner S.A. nasceu no Rio Grande do Sul e hoje é o maior ecossistema de moda e lifestyle do Brasil, com 670 lojas (420 da marca Renner) e forte presença nos canais digitais. A varejista, que sempre foi referência de qualidade, cumplicidade e encantamento, se consolidou como pioneira também em sustentabilidade. Isso está relacionado à construção de um ambiente diverso e inclusivo. São as pessoas que formam a companhia e fazem a diferença diariamente.
Pensando nisso, a Lojas Renner realiza periodicamente um Censo de Diversidade e Inclusão, com o objetivo de ter uma fotografia atualizada da sua população. Ao conhecer cada vez melhor os seus cerca de 25 mil colaboradores no Brasil, Uruguai, Argentina, China, Bangladesh e Vietnã, pode realizar ações afirmativas para o desenvolvimento de profissionais de grupos minorizados, além de ampliar a contratação de talentos desses grupos.
O último Censo revelou, por exemplo, que as mulheres representam 65% do quadro de colaboradores e ocupam 61,7% dos cargos de liderança, refletindo o compromisso com a equidade de gênero inclusive nas posições estratégicas. Mostrou também a diversidade racial existente nos níveis mais altos da hierarquia: os colaboradores que se identificam como negros representam 50,4% do quadro total da varejista e 36% dos cargos de liderança.
Além disso, o levantamento revelou que 22,7% de todos os colaboradores se identificam como LGBTI+, assim como 19,7% dos que ocupam postos de liderança. Outros 349 são pessoas trans, travestis e não binaries. Os números atestam a força de uma cultura corporativa inclusiva e acolhedora para a pluralidade de orientações sexuais e identidades de gênero.
Evolução contínua – O comprometimento com a diversidade faz parte da trajetória da empresa. Buscando ser ainda mais inclusiva, a Lojas Renner promove continuamente a evolução de suas práticas, para assegurar oportunidades de pleno desenvolvimento a todos e espelhar cada vez melhor a pluralidade da sociedade brasileira.
Esta jornada foi fortalecida em 2022, quando a companhia gaúcha anunciou seu novo ciclo de compromissos públicos de sustentabilidade, contemplando metas específicas sobre o pilar de diversidade para 2030. Uma delas é ter ao menos 50% dos cargos de liderança ocupados por pessoas negras. Para seguir avançando, criou um programa de aceleração de carreira voltado a esses profissionais, que conta com mentorias, treinamentos e recursos dedicados.
A varejista tem ainda grupos de afinidade, que são espaços de discussão criados pelos próprios colaboradores para dar voz às expectativas, necessidades e demandas dos diferentes públicos. Sempre há a participação de um diretor, que tem a missão dar andamento aos temas debatidos.
A Lojas Renner sabe que para evoluir na sua jornada precisa manter um olhar para todos os pilares da sustentabilidade. Por isso mesmo, tem ações sólidas e consistentes voltadas para as áreas ambiental e de governança corporativa. Prova disso é que 8 em cada 10 peças da roupas da Renner já possuem atributos de sustentabilidade. Nesta quinta-feira, 26, a Renner inicia uma campanha de comunicação para dar ainda mais visibilidade para o tema e aproximar o seu público deste assunto tão relevante para o futuro da moda e da sociedade.