“A inclusão está em tudo que o Carrefour faz”, diz diretor do grupo

A diversidade, equidade e inclusão (DE&I) são temas centrais no mundo corporativo atual, impulsionados pela crescente conscientização sobre a importância de ambientes de trabalho mais justos e representativos. No entanto, o recente cenário de retrocesso nos Estados Unidos, com grupos e empresas impulsionadas pela postura do governo Trump, tem gerado dúvidas sobre os impactos no Brasil.

O Grupo Carrefour Brasil, um dos maiores do setor varejista no país e signatário da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, se posicionou recentemente como favorável às políticas de Diversidade e Inclusão, garantindo que nenhum passo será dado para trás.

Para falar sobre o assunto, convidamos Claudionor Alves, Diretor Executivo de Equidade Racial e Relações Institucionais da empresa, para discutir os desafios do atual cenário, os posicionamentos do grupo no Brasil e as principais ações realizadas.

Tendo em vista as recentes revisões de metas e retrocessos anunciados por grandes empresas internacionais, como o Carrefour avalia o cenário global de DE&I e os seus compromissos no Brasil ?

O Grupo Carrefour Brasil se mantém firme em seu compromisso com a inclusão e a diversidade, mesmo diante de um cenário onde as políticas de diversidade estão sendo revistas ou encerradas.  A empresa acredita que a inclusão nasce da valorização das diferenças, por isso que na nossa cultura, representada pelo i4Cs,  o “I” de Inclusão vem antes dos quatro pilares fundamentais: Clientes, Coragem, Compromisso com a mudança e Cooperação. A sigla #i4Cs reflete a cultura organizacional do Carrefour, com a inclusão como o elemento central que orienta todas as ações, tanto internas quanto externas. A inclusão está em tudo o que o Carrefour faz. Ela guia a forma de atender aos clientes, está na coragem de enfrentar resistências e fazer a coisa certa, mesmo quando o caminho não é fácil. Faz parte do compromisso com a mudança que se quer ver no mundo e no dia a dia da empresa, e também está presente na cooperação necessária para alcançar objetivos e trabalhar juntos por um propósito maior.

Nós estamos acompanhando esse movimento onde algumas empresas estão encerrando os seus programas e políticas de diversidade, mas é importante dar luz sobre as empresas que mantiveram e reforçaram sua posição quanto aos programas de diversidade, mostrando que, mesmo neste cenário de alguns retrocessos, ainda têm um grande número de companhias que, assim como o Grupo Carrefour Brasil, não irão recuar nesse tema.

 

Considerando o claro posicionamento através da declaração feita em seu canal de comunicação, como o Carrefour está promovendo uma cultura corporativa que valoriza as diferenças e encoraja a inclusão em todos os níveis da empresa?

O Grupo Carrefour Brasil tem promovido uma cultura corporativa inclusiva e diversa, com iniciativas concretas em diversas áreas. O compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) é responsabilidade de todos na empresa, e ações como letramento racial para funcionários, programas de capacitação para negros, metas de empregabilidade e ascensão de carreira são apenas algumas das medidas adotadas.

Além disso, o Carrefour está comprometido com a promoção da equidade de gênero, buscando aumentar a representatividade de mulheres em cargos de gerência até 2026, por meio de desenvolvimento de carreira, revisão de políticas e campanhas. Também trabalha na inclusão de pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade e igualdade de oportunidades.

Esses programas refletem o compromisso da empresa em criar um ambiente mais justo e inclusivo. Para mais informações, acesse o site aqui.

 

De que forma o Carrefour garante que as políticas de diversidade sejam implementadas de maneira consistente em toda sua operação no Brasil?

O Grupo garante a implementação consistente de suas políticas de diversidade por meio de metas claras, programas afirmativos e acompanhamento constante.

Até 2030, a meta é ter 50% de negros (pretos e pardos) em cargos de liderança, com 35% atualmente. Para executivos, a meta é 20%, frente aos 13% atuais. Do total de 130 mil funcionários, 60% são negros e 50,5% são mulheres.

Na equidade de gênero, a meta é ter 40% de mulheres em cargos de liderança até 2030 (hoje são 32%) e 26% no nível executivo (atualmente 21%). Embora não haja metas específicas para o público LGBTQIA+, a empresa participa de fóruns sobre o tema e o próximo passo é estabelecer metas no futuro.

 

Quais são os principais indicadores de sucesso que o Carrefour utiliza para medir o impacto de suas políticas de diversidade?

O Grupo Carrefour acredita que a principal questão é garantir a equiparação de oportunidades para grupos sub representados, mais do que focar exclusivamente no atingimento de metas. A nossa abordagem vai além das metas formais, pois entendemos que as ações de diversidade devem responder às necessidades específicas de cada região. Por exemplo, temos projetos como o de contratação de mulheres em situação de violência doméstica no Sul do Brasil, além de iniciativas voltadas para a inclusão de imigrantes e refugiados, que não estão diretamente relacionados às nossas metas de diversidade, mas atendem a demandas locais importantes. O Atacadão e os Centros de Distribuição (CDs) também têm realizado um trabalho importante na contratação de pessoas trans, algo que, novamente, não está atrelado a metas, mas sim às necessidades e contextos regionais. Essas iniciativas são parte do nosso compromisso contínuo de promover a diversidade e garantir a equidade de oportunidades para todos, com base nas particularidades de cada comunidade.

 

Quais são as principais resistências encontradas pelo Carrefour em relação à implementação de políticas de diversidade, e quais são as estratégias da empresa para superar essas dificuldades? 

Não diria que temos resistências, mas sim, alguns desafios que o Grupo Carrefour Brasil enfrenta na implementação de políticas de diversidade estão relacionadas ao tamanho da empresa e à diversidade de realidades e culturas dos profissionais espalhados por todo o Brasil. A grande quantidade de colaboradores e a variação das realidades regionais nos desafiam a encontrar diferentes formas de adaptação da cultura e das  boas práticas de empresas nas cinco regiões do Brasil. Para superar esses desafios, uma das estratégias adotadas é a criação de projetos pilotos. Essas iniciativas são feitas em regiões específicas, como no Atacadão, e em áreas como Sam’s Club e DVA, com o objetivo de testar as ações e, posteriormente, escalar os resultados para outras regiões.

 

Qual é o principal fator que diferencia a abordagem do Carrefour em relação às empresas que estão retrocedendo em políticas e diretrizes de equidade? 

Aqui no Grupo Carrefour Brasil temos a Inclusão & Diversidade como uma área transversal e que permeia todas as unidades de negócio, tanto que é um dos pilares centrais da estratégia da companhia, junto com Combate à Fome e às Desigualdades  e Proteção do Planeta e Biodiversidade. Esses três pilares juntos se conectam, pois sabemos que são temas cruciais para a nossa sociedade e nós, do Grupo Carrefour Brasil, cientes do nosso tamanho e relevância para o país, entendemos o nosso papel social em fazer parte dessas mudanças estruturais e tangíveis e que gerem resultados de longo prazo,  garantindo que a diversidade seja uma prática contínua, não apenas um discurso. Isso representa um passo importante na construção de um ambiente mais inclusivo e diverso, alinhado à missão de transformar a sociedade de forma positiva.

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