Equidade e igualdade nas organizações

Compreender a diferença entre equidade e igualdade é fundamental, apesar de usarmos com frequência os termos como sinônimos no cotidiano. Na verdade, eles se referem a conceitos distintos, e é importante entender essa distinção.  É fundamental que esses conceitos sejam amplamente compreendidos e aplicados nas empresas para garantir que elas estejam no caminho certo rumo à diversidade e inclusão.

 

Como já abordamos essa semana, Vamos entender melhor essa diferença?

IGUALDADE: está ligada à ideia de tratar todas as pessoas de forma igual e assegurar que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. Ela parte do pressuposto de que ninguém deve ser privado de oportunidades em virtude de sua origem, raça, local de nascimento, crenças, convicções ou qualquer outro fator semelhante.

EQUIDADE: reconhece que as pessoas não são todas iguais e que existem desigualdades a serem corrigidas. Essa ideia está ligada à ideia de fornecer às pessoas o que elas precisam para ter acesso real as oportunidades de forma equitativa. Em outras palavras, trata-se de dar mais para aqueles que precisam mais, de maneira proporcional e adequada às suas circunstâncias.

 

Como promover a equidade no ambiente corporativo.

Depois de aprofundar os conceitos de equidade e igualdade, é importante compreender como as organizações podem colocar esses conceitos em prática. A promoção da equidade está diretamente ligada à Diversidade & Inclusão nas empresas, o que exige ações concretas e o uso de ferramentas específicas para cada grupo.

Investir em programas de D&I é essencial para criar condições favoráveis para alcançar a equidade no ambiente corporativo. A seguir, confira algumas das principais iniciativas que as empresas podem adotar nesse sentido!

Sensibilizar equipe

Incentivar a conscientização das equipes é certamente o primeiro passo a ser dado. Esse tipo de trabalho, que pode incluir cursos e workshops, ajuda a estabelecer uma compreensão inicial dos diversos conceitos e a incentivar o engajamento por meio do conhecimento e da empatia.

Formar lideranças inclusivas

Para que haja equidade, é imprescindível que os gestores estejam aptos a exercer uma liderança inclusiva. Por essa razão, é de suma importância oferecer treinamentos que elucidem como os líderes podem incorporar essa postura no cotidiano em colaboração com suas equipes.

Equiparar salários e estimular protagonismo

Ao falarmos sobre equidade e igualdade, é frequentemente relacionado com a questão de equidade de gênero. Esse é de fato um dos aspectos cruciais nesse contexto, e portanto, são essenciais medidas nesse sentido.

Criar comitês de diversidade

Ademais, a fim de compreender as demandas dos diversos grupos de colaboradores, pode ser benéfico instituir um comitê de diversidade ou grupos de afinidade na empresa. Esses grupos não só fornecem um ambiente de acolhimento e compartilhamento de experiências, mas também podem atuar na discussão e resolução de questões relevantes para os colaboradores.

A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial é um movimento formado por empresas e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo. O universo Iniciativa representa mais de R$ 1,3 trilhão em faturamento,  mais de 800 mil pessoas e alcance global.

Finalidade: a superação do racismo no ambiente corporativo e em toda a sua cadeia de valor.

 

Faça parte e conheça mais.

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/iniciativaempresarialpelaigualdade/?viewAsMember=true

instagram:
https://www.instagram.com/iniciativaoficial/

Deixe um comentário

Conteúdos relacionados