EnglishPortugueseSpanish

Homens e mulheres negros ainda são minoria em cargos de liderança no Brasil

Fonte: CNN Brasil

Apesar de negros terem aumentado a presença nas salas de aula das faculdades e universidades, eles ainda são minoria nos cargos de liderança, segundo dados da Pnad, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desempenho do Brasil em termos de inclusão social melhorou nas últimas décadas. Se no começo dos anos 2000 havia uma distância enorme entre brancos e negros no ensino superior, essa desigualdade vem diminuindo ao longo do tempo, mas o ritmo ainda é devagar.

Estudantes negros e brancos no ensino superior / Reprodução / CNN

Com a dificuldade de entrada no mercado de trabalho, o funil fica ainda mais estreito para a chegada de pessoas negras em cargos de liderança. Dados do IBGE mostram que menos de 3% de mulheres e homens negros alcançam cargos de diretoria ou gerência no Brasil. O número chega a ser três vezes menor do que mulheres e homens brancos.

Trabalhadores em cargos de diretoria ou gerência / Reprodução / CNN

Fugindo à regra, Flávia Garcia comanda a área de diversidade e inclusão do Google na América Latina e no Canadá. Como gestora, ela identificou uma das barreiras para o acesso a oportunidades em processos seletivos: o inglês.

“Esse inglês que era a barreira. E o inglês está correlacionado com oportunidade e acesso. Não tem a ver com habilidade, inteligência e esforço”, afirmou a diretora.

Outras iniciativas têm sido feitas por empresas para ampliar a equidade, entre elas, vagas exclusivas e mentorias para a formação de lideranças.

Porém, o alerta ainda segue aceso. Segundo o Instituto Ethos, no ritmo que o país está, a igualdade racial no ambiente de trabalho só será alcançada daqui a 150 anos.

CNN no Plural

O novo projeto da CNN Brasil abordará todas as semanas temas relacionados à diversidade e inclusão em todos os seus aspectos, como raça, gênero, orientação sexual e minorias, entre outros. Além da rádio, o conteúdo será exibido na TV, no final da tarde das quarta-feiras, durante o programa Prime Time. Os programas serão exibidos em todas as outras plataformas do canal.

Inscreva-se!

Cadastre-se para receber novidades sobre ESG e outras notícias do mercado.

Ao preencher os dados do formulário você concorda com a nossa política de privacidade.

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!