Inscrições | Melhores Empresas Em Práticas E Ações De Diversidade

MELHORES EMPRESAS EM PRÁTICAS E AÇÕES DE DIVERSIDADE

REGULAMENTO 2023

SÃO PAULO – ABRIL 2023

 

INSCRIÇÕES ABERTAS: https://forms.gle/ALBWLJfN2dyC61LR8

 

1.0 APRESENTAÇÃO E REALIZAÇÃO

Em 13 de maio rememora-se os 135 (cento e trinta e cinco) anos da abolição. Para marcar esta data, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial realiza a 2ª ed. do Reconhecimento das Melhores Práticas de Diversidade.

Esta premiação pretende dar visibilidade às práticas antirracistas e de promoção da diversidade realizadas por empresas e instituições, que tiveram impacto significativo e resultados relevantes de transformação de discursos, comportamentos e realidades, em prol da diversidade. Entre os objetivos do Prêmio estão:

  • Identificar, estimular e reconhecer empresas que desenvolvem projetos ou possuem práticas relacionadas à promoção da diversidade e ao enfrentamento do racismo;
  • Sensibilizar gestores, funcionários, consumidores, investidores e jornalistas para a importância da diversidade e enfrentamento do racismo;
  • Colaborar para a implantação de práticas concretas de diversidade, gerando benefícios compartilháveis para a sociedade e para a população negra;
  • Incentivar aqueles que ainda não possuem ações nessas direções a começarem a desenvolvê-las.

 

1.1 Realização

A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial é um movimento formado por empresas e instituições comprometidas com a promoção da diversidade racial e a superação do racismo no mercado de trabalho, baseada em dez compromissos principais:

  1. Comprometer-se – presidência e executivos – com o respeito à promoção da igualdade racial.
  1. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo a todas as pessoas.
  1. Promover um ambiente respeitoso, seguro e saudável para todas as pessoas.
  1. Sensibilizar e educar para o respeito e a promoção da diversidade racial.
  1. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade sobre diversidade racial.
  1. Promover o respeito à diversidade racial na comunicação e marketing.
  1. Promover o respeito a todas as pessoas no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.
  1. Promover ações de desenvolvimento profissional para se alcançar a igualdade racial no acesso a oportunidades de trabalho e renda.
  1. Promover o desenvolvimento econômico e social na cadeia de valor dos segmentos étnico raciais em situação de vulnerabilidade e exclusão na cadeia de valor.
  1. Promover e apoiar ações em prol da igualdade racial no relacionamento com a comunidade.

 

2.0 CATEGORIAS E OBJETIVOS DE AVALIAÇÃO

A participação nas Melhores Práticas de Diversidade acontece de acordo com a categoria escolhida pelo participante.

As empresas signatárias da Iniciativa Empresarial podem inscrever projetos em até duas das categorias listadas abaixo por livre escolha, atentando-se apenas para os critérios determinados.

Empresas não signatárias podem inscrever-se apenas na “Categoria 8 – Empresas não signatárias – Categoria destinada a práticas do mercado em geral” e com apenas 1 (um) projeto.

 

Poderão concorrer projetos/iniciativa/ações relacionadas às boas práticas de diversidade realizadas entre 01/01/2022 até 31/12/2022.

  1. Acesso de adolescentes e jovens ao mercado de trabalho

Esta categoria avalia se existe nas empresas ações para promover o acesso de adolescentes e jovens ao mercado de trabalho, seja em programas de menor aprendiz, programas de primeiro emprego ou contratação de recém formados do ensino médio.

  1. Recrutamento e seleção

Esta categoria avalia iniciativas que promovam o recrutamento e seleção de profissionais negros, tais como estagiários, trainees e profissionais em geral.

  1. Ascensão de profissionais negros

Esta categoria avalia se existe nas empresas ações em torno da construção de um plano de desenvolvimento de carreira, política de ascensão e ações concretas visando a ascensão de profissionais negros.

  1. Divulgação de metas e objetivos de equidade racial e ações de enfrentamento anti racista (internamente e com o mercado) de forma material e transparente.

Esta categoria avalia projetos/iniciativa/ações que visem estabelecer uma comunicação material e transparente de seu compromisso com a promoção da diversidade e equidade étnico racial (mulheres negras, lgbtqia+ negros, pcd negros, mães solo negras), com informações claras e transparentes da sua realidade quanto a promoção da diversidade para o público interno e externo.

  1. Engajamento da cadeia de valor

É fundamental que as empresas levem em consideração a reputação de seus fornecedores e da sua cadeia de valor com relação ao respeito à equidade racial. Esta categoria avalia projetos e iniciativas que contemplem políticas ou códigos específicos de contratação de fornecedores e prestadores de serviços que considerem aspectos como a inclusão & diversidade e cláusulas antirracistas.

  1. Projeto interseccionalidade: mulheres negras, lgbtqia+ negros, pessoas trans negros, pcd negros, mães solo negras

As ações concretas de empresas, no sentido de diminuir as desigualdades existentes quando se colocam fatores como gênero, orientação sexual, identidade de gênero, pessoas com deficiência e maternidade solo em olhar conjunto com a questão étnico racial serão contempladas nesta categoria, de maneira a observar os esforços em prol da transformação integral da realidade de minorias.

  1. Compra Empoderada

Esta categoria avalia se a empresa possui políticas de compras ou políticas para fornecedores que estimulem compras ou prestação de serviços advindos de empreendedores negros ou negras.

  1. Empresas não signatárias – Categoria destinada a práticas do mercado em geral

Categoria destinada a empresas não signatárias. A empresa não signatária pode enviar apenas um projeto de sua livre escolha, o qual será avaliado nesta categoria.    

 

3.0 INSCRIÇÕES

As inscrições para a Premiação Melhores Práticas de Diversidade será de 3 de abril até 28 de abril de 2023, 18h00, horário de Brasília, exclusivamente por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado no endereço:

https://forms.gle/ALBWLJfN2dyC61LR8

O formulário de inscrição eletrônico, no qual as inscrições deverão ser feitas, está dividido em 2 partes:

Primeira parte: Dados do Representante da Inscrição e Indicação de Categoria

Segunda parte: Registro do projeto

Escolha da categoria na qual o projeto a ser enviado melhor se encaixa.

Resumo do projeto/ação/iniciativa, a ser preenchido direto no sistema de inscrição (até 1000 palavras).

Descrever a situação problema observada, que deu origem à necessidade de implementar o projeto/ação/iniciativa na empresa e público-alvo (descrição, justificativa, impactos negativos);

Descrever objetivos da ação/iniciativa;

Descrever a maneira como foi ou está sendo desenvolvido o projeto/ação/iniciativa;

Descrever as dificuldades enfrentadas no projeto e como foram superadas;

Descrever o impacto dos resultados esperados;

Descrever o impacto dos resultados obtidos;

Evidências e materialidade que comprovem a realização do projeto. Disponibilizá-los de acordo com a categoria escolhida em um serviço de armazenamento em nuvem da escolha do participante (como o Dropbox, Google Drive ou OneDrive, por exemplo) e indicar, no campo apropriado do sistema de inscrição, o link de acesso a esses arquivos na nuvem. É importante que os arquivos fiquem disponíveis no link indicado do momento da inscrição até 14/05/2023.

Observação: Para a participação em mais de uma categoria, será necessário realizar uma nova inscrição por completo.

 

4.0 JULGAMENTO

O julgamento da Premiação Melhores Práticas de Diversidade se dará ao longo das seguintes etapas:

1ª Etapa: Adequação às normas do regulamento

Nessa fase, os projetos serão analisados pela Comissão Organizadora, com o objetivo de verificar o cumprimento de todos os itens do regulamento. Serão excluídos da premiação as inscrições que não se adequarem.

2ª Etapa: Banca de Julgamento Técnico

Nessa fase, os projetos classificados serão avaliados por uma banca formada por integrantes da Comissão Organizadora e especialistas técnicos (com conhecimentos relativos ao eixo temático do concurso). A avaliação acontecerá de forma qualitativa, baseada nos critérios de avaliação. A banca indicará os dois melhores projetos de cada categoria. Também haverá uma premiação direcionada a projetos inscritos por empresas não signatárias.

 

4.1 Critérios de Avaliação:

Durante a 2ª Etapa, a avaliação deverá se ater aos seguintes critérios, que serão avaliados pelos jurados com pontuação de 6 a 10. A nota final será a média da avaliação dos jurados.

Critérios:

  • Adequação às categorias da premiação: Por este critério, o objetivo é identificar se há um claro alinhamento entre o objeto de avaliação e o tema principal das categorias.
  • Inovação e Criatividade: Com este critério, espera-se observar o quanto a ação da empresa é diferente/inovadora daquelas já existentes em seus respectivos contextos.
  • Percepção de relevância/benefício para a sociedade: Frente a este critério, o objeto de avaliação será avaliado levando em consideração sua capacidade de trazer à luz questões relacionadas à diversidade racial, que contribuam para as discussões sobre o tema, engajamento, inclusão e diversidade de profissionais negros e com ações das quais a sociedade como um todo pode se beneficiar.
  • Qualidade técnica do conteúdo: Pelo presente critério, busca-se avaliar a qualidade apresentada pelos objetos de avaliação no que diz respeito aos seus textos, levando em consideração a construção gramatical e ortográfica, a clareza, coesão e coerência.
  • Replicabilidade: Com este critério, espera-se avaliar se a ação da empresa cuja replicabilidade em outras empresas e situações seja de fácil e viável implementação, considerando apenas pequenos ajustes relativos ao contexto.

 

5.0 RECONHECIMENTO 

As Melhores Práticas reconhecidas serão divulgadas no dia 12 de maio de 2023, durante o evento com Melhores Práticas de Diversidade. Dois projetos de cada categoria serão selecionados. Também haverá um Reconhecimento direcionado a projetos inscritos por empresas não signatárias.

Caso não haja projetos/iniciativa/ações inscritas em qualquer das categorias em número suficiente, estes poderão ser diretamente indicados, ou a categoria poderá ser suprimida.

 

6.0 CRONOGRAMA RESUMIDO

 

Atividade Data
Divulgação do evento A partir do dia 3/04/2023
Inscrições 3 de abril até 28 de abril de 2023
Período de avaliação 1 de maio a 10 de maio de 2023
Evento de Reconhecimento 12 de maio

 

7.0 CONTATO

 

Comissão Organizadora do reconhecimento Melhores Práticas de Diversidade

Alameda Santos, 1165 /Jardim Paulista, São Paulo – SP

[email protected]

 

 

 

Deixe um comentário

Conteúdos relacionados