EnglishPortugueseSpanish

Jornadas da Diversidade

Com o intuito de reunir os grandes líderes do mundo empresarial, propondo uma reflexão sobre o cenário da diversidade racial no mercado contemporâneo, surge o Jornadas da Diversidade. O projeto surge logo no primeiro ano de atuação da Iniciativa Empresarial, em 2015.

Temas de extrema importância e que são transversais à temática da inclusão racial, como o racismo, diversidade, inclusão e transformação do mercado de trabalho, são o combustível que rege o Jornadas. O grande objetivo é trazer esses temas à pauta e ao dia a dia das grandes empresas, promovendo reflexões importantes que afetam e transformam significativamente a cultura das empresas e, consequentemente, do mercado de trabalho.

O evento

Realizado anualmente, estrategicamente na semana da consciência negra, as edições do Jornadas da Diversidade trazem também uma proposta de reflexão sobre o futuro. 

Painéis

O evento é organizado em painéis, e cada painel apresenta um debate distinto sobre a temática negra. O painel Encontro com Presidentes, por exemplo, reúne os presidentes das maiores empresas do país, como KPMG, J.W.Thompson, Coca-Cola,  Brasscom, Petrobras, Schneider Eletric, CIEE, Cateno e outras. No debate, os líderes apresentam os principais projetos de inclusão social nas empresas que lideram. Os executivos também discutem sobre os desafios que as empresas têm vivenciado na luta em prol da igualdade racial.

Mesas temáticas

Numa espécie de reunião temática, cada mesa abre espaço para discussões técnicas mais aprofundadas e temas voltados ao mercado de trabalho. Alguns exemplos de temas que são discutidos nas mesas temáticas são: o papel do compliance na inclusão da diversidade étnico-racial; a integridade das empresas e as formas de trabalhar a inclusão em todos os seus aspectos; questões jurídicas; índices de sustentabilidade empresarial no Brasil e no mundo, entre outros.

A importância do Jornadas

Não há dúvidas de que o Jornadas da Diversidade é mais do que um evento temático. Pode-se dizer que é o grande momento em que as grandes empresas e suas lideranças se reúnem para tratar da temática étnico-racial. No Brasil, o Jornadas foi o primeiro espaço em que as grandes empresas, de certa forma, pararam para avaliar de forma conjunta as questões étnico-raciais.

Quando acontece?

Periodicidade: Anual;
Data provável: entre os dias 15 e 20 de novembro;
Horário: das 9h às 18h.