DIVERSIDADE
Para evitar fraude, candidatos que se declaram pretos e pardos devem ser testados por comissão habilitada, defende professor de Direito
G1 – 06/10/2022
A Câmara dos Deputados eleita no último domingo (2) tem 21% dos parlamentares autodeclarados pretos e pardos – uma baixa representatividade em relação a população negra no Brasil, que ainda assim é colocada em dúvida diante do alerta de possíveis fraudes. Pelo menos 60 de 135 deputados eleitos que se autodeclaram pretos e pardos apresentaram discrepância racial em um estudo de heteroidentificação conduzido pelo sociólogo Luiz Augusto Campos, coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa da UERJ.
VEJA MATÉRIA NA INTEGRA
DIVERSIDADE
ES: 19 das 30 vagas para deputado estadual foram ocupadas por brancos; negros são 10, e um é indígena
G1 – 06/10/2022
G1 – 06/10/2022
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) terá, a partir de 2023, 19 deputados que se declaram brancos, nove pardos, um preto e um indígena. Nenhum candidato amarelo foi eleito. Os próprios candidatos fazem a autodeclaração ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Houve queda no número de eleitos declarados negros e aumento nos declarados brancos. Em 2018, foram eleitos 11 deputados negros e 17 brancos.
ESG
Brasil passa a mensurar um dos tópicos da sigla ESG
Monitor Mercantil – 06/10/2022
A sigla ESG, em tradução livre meio ambiente, social e governança, virou sinônimo de sustentabilidade. Sem ela, empresas ficam fora das novas exigências internacionais para fazer negócios. O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) anunciou há quatro meses o início da medição de desempenho das empresas em relação às práticas de inclusão social. Isso porque o Brasil obteve a primeira métrica acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para mensurar o tópico social da sigla ESG.
SUSTENTABILIDADE
Nestlé promete US$ 1 bilhão para plano de sustentabilidade do café
Época Negócios – 06/10/2022
Época Negócios – 06/10/2022
A Nestlé gastará US$ 1 bilhão até 2030 em esforços para obter café de forma sustentável, mais que o dobro de sua promessa anterior, disse a empresa de alimentos nesta terça-feira (4). A companhia, que já se comprometeu a obter todo o seu café de forma sustentável até 2025, disse que pretende, até essa data, que 20% de seu café seja cultivado usando práticas agrícolas “regenerativas”. Isso inclui plantar safras para proteger o solo, usando fertilizantes orgânicos para melhorar a fertilidade do solo e aumento do uso de agrossilvicultura e consórcio para preservar a biodiversidade –tudo com o objetivo de reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa até 2030.
SUSTENTABILIDADE
MBigucci é premiada como Top de Sustentabilidade 2022, pela ADVB
Abc do Abc – 06/10/2022
Perto de completar 39 anos, agora em outubro/2022, a MBigucci foi reconhecida pelo Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental (IRES) como uma construtora inovadora, inquieta e que agrega o ESG (práticas Ambientais, Sociais e de Governança) à estratégia corporativa geral da empresa. As iniciativas foram premidas com o troféu Top de Sustentabilidade 2022.
“ESG é indicação de solidez, custos mais baixos, reputação e maior resiliência da empresa. A cultura da MBigucci sempre foi olhar a responsabilidade ambiental e social de dentro para fora, com engajamento primeiro dos nossos diretores e colaboradores.
NEGÓCIOS
Soja: Brasil segue com poucos negócios diante de baixas em Chicago e tímida alta do dólar nesta 4ª
Notícias Agrícolas – 06/10/2022
Os futuros da soja encerraram o pregão desta quarta-feira (5) com quase 1% de baixa na Bolsa de Chicago, enquanto o dólar subiu apenas 0,31% – fechando em R$ 5,18 – e a combinação fez com que mais mais um dia de poucos negócios se configurasse no mercado brasileiro. Os indicativos mais baixos tanto nos portos, quanto no interior do Brasil afastam os produtores da ponta vendedora e este tem sido um movimento registrado desde o início da semana, quando a moeda americana despencou mais de 4% diante do resultado do primeiro turno das eleições presidenciais.
NEGÓCIOS
O estrago das fake news nos negócios brasileiros
Veja – 06/10/2022
A disseminação de notícias falsas, que ganhou os holofotes com as eleições de 2018 e não saiu mais do foco, tem grande impacto em reputações. E não é só na política que há esse estrago. Fake news também geram consequências nos negócios. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 50% dos entrevistados já foram alvos da publicação de fake news e a grande maioria (92%) tem preocupação com as notícias falsas e realiza monitoramento de notícias na mídia sobre a própria marca. Participaram do estudo 62 organizações. A quase totalidade das organizações participantes são privadas (82%). A maioria (53%) tem o capital com origem brasileira, está localizada em São Paulo (57%) e tem mais de 1.000 colaboradores (58%).