VERSIDADE
Multinacional combate o racismo no ambiente corporativo
Veja – 05/10/2022
A multinacional do setor químico, BASF, formou recentemente a primeira turma do projeto BIG Empoderados, direcionado ao desenvolvimento de carreiras dos colaboradores negros da companhia, com foco na capacitação de competências técnicas e socioemocionais. A BASF é uma das 60 signatárias da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.
“Estimular e criar oportunidade para que o negro tenha a possibilidade de desenvolver uma carreira de sucesso é o compromisso da Iniciativa Empresarial e das empresas que acreditam na promoção e igualdade de oportunidades sem distinção”, diz o diretor geral da Iniciativa Empresarial, Raphael Vicente.
VEJA MATÉRIA NA INTEGRA
DIVERSIDADE
Brasil elege número recorde de mulheres e negros para a Câmara dos Deputados
G1 – 05/10/2022
G1 – 05/10/2022
O Brasil elegeu um número recorde de mulheres e negros (homens e mulheres) para a Câmara dos Deputados nas eleições deste domingo (3). A partir de 2023, quando os novos escolhidos assumirem os mandatos, a Câmara terá 91 deputadas federais e 135 parlamentares negros – pardos ou pretos, segundo a denominação do IBGE. Será a maior representação da história, em ambos os casos. A cada grupo de seis parlamentares, em média, uma será mulher. Um em cada quatro deputados federais será negro.
DIVERSIDADE
Partidos que mais elegeram deputados federais negros são de direita
Folha de S. Paulo – 05/10/2022
Em 2022, os partidos que mais elegeram candidatos autodeclarados negros —que se identificam como pardos ou pretos— para a Câmara dos Deputados são de direita. Dos 135 deputados eleitos desse grupo, 25 fazem parte do PL, sigla do presidente Jair Bolsonaro, que disputará o segundo turno presidencial com o ex-presidente Lula (PT) em 30 de outubro. A legenda é a que mais elegeu parlamentares para a próxima legislatura, com ao todo 99. Republicanos e União Brasil, também posicionados à direita, aparecem em sequência na lista. O primeiro elegeu 20 deputados registrados como negros, e o outro, 17.
ESG
O ESG no Brasil reduzido a C
IstoÉ Dinheiro – 05/10/2022
Fabio Alperowitch, sócio-fundador da Fama Investimentos tem razão quando, em entrevista recente, disse que “O ESG no Brasil é extremamente superficial”. Quando não é superficial é reduzido a carbono. O problema central é que as empresas simplesmente não se prepararam. Por exemplo, no Brasil o conceito de racismo ambiental é pouco compreendido, em parte porquê compreendermos que o racismo é uma coisa e o meio ambiente é outra, dois sistemas estanques que não se comunicam. Não raro ouvimos a justificativa de que o problema não é racial, mas sim social, como se fosse possível separar as duas coisas. O racismo é um produto da sociedade, ou seja, é um problema social.
ESG
ESG tem lugar na agenda eleitoral e política brasileira?
Jota Info – 05/10/2022
A origem dos critérios ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança) está bem demarcada como sendo 2004, quando aconteceu uma reunião entre o então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e CEOs de instituições financeiras visando integrar propostas de sustentabilidade ao mercado financeiro. Resultou na publicação emblemática “Who Cares Win” (Ganha quem se importa), uma parceria do Pacto Global das Nações Unidas, Banco Mundial e instituições financeiras.
SUSTENTABILIDADE
A iluminação pública como fator de segurança, inclusão e sustentabilidade
Folha de S. Paulo – 05/10/2022
A iluminação pública representa mais de 3% do consumo total de energia, o segundo maior gasto orçamentário para muitos municípios no Brasil. A modernização da iluminação pública graças ao uso da tecnologia de lâmpadas LED pode reduzir o consumo de energia em 50% a 70%, proporcionando maior economia aos municípios e melhores serviços públicos com altos benefícios para mulheres e outros grupos vulneráveis que precisam se deslocar pelas cidades à noite. A melhora da iluminação pública é também um fator importante na criação de espaços urbanos que sejam seguros, sendo esta uma preocupação importante no país e principalmente para mulheres, uma vez que o Brasil está entre os países com maior número de feminicídios segundo o ranking mundial de Violência Contra a Mulher das Nações Unidas (2020).
NEGÓCIOS
Realidade ‘figital’ transforma mundo dos negócios
Folha de S. Paulo – 05/10/2022
O rápido avanço da tecnologia em diversos setores do cotidiano e a aceleração proporcionada pela Web 3.0, que cada vez mais incorpora elementos digitais ao mundo físico e vice e versa, consolida o que vem sendo chamada de era “figital” (da contração físico + digital), na qual a hiperconexão torna-se parte do dia a dia dos negócios e da sociedade. IA (Inteligência artificial), IoT (internet das coisas), criptomoedas, NFTs, metaverso, gameficação, realidades estendida, virtual e aumentada fazem parte desse novo mundo.