Quarta-feira, 10 de agosto

ESG
No Nubank, Natura e Netflix, próximo passo é formar líderes pretos

Forbes – 10/08/2022

Trazer profissionais negros para dentro do organograma é ainda uma tarefa que exige dedicação das lideranças corporativas, mas algumas companhias já partiram para o segundo passo desde que o sistema de cotas colocou mais estudantes negros nas grandes universidades.  A questão agora é  preparar o caminho para que profissionais pretos assumam mais espaço na liderança com um acompanhamento especial. “Fizemos uma leitura do mercado para entender os problemas atuais desses profissionais  dentro das empresas e identificamos um grande gap de carreira entre pretos e brancos é um deles”, diz Talita Matos, cofundadora da Singuê, consultoria que vem atendendo empresas como Nubank, Natura &Co e Netflix.


DIVERSIDADE

“É possível remodelar o código de execução penal”, diz Simone Tebet sobre encarceramento de pessoas negras
TV Cultura – 10/08/2022
Na edição do Roda Viva da última segunda-feira (8), a âncora da rede Bandeirantes, Cynthia Martins, levantou o tópico do encarceramento de pessoas negras no Brasil, e apresentou os dados de relatórios das Defensorias Públicas. 81% das prisões injustas são de indivíduos negros, que foram absolvidos somente um ano depois de permanecerem presos. A candidata à presidência, Simone Tebet (MDB), ressaltou como deveria ser a ação da polícia, “sempre digo que o policial não mata, ele prende”. Ela concluiu dizendo que “quem faz justiça no Brasil é juiz, e não policial”.


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA


SUSTENTABILIDADE

Investidores querem ESG e mercado financeiro faz lição de casa
Suno – 10/08/2022

Um número crescente de empresas vem abrindo seus relatórios e divulgando suas práticas sustentáveis, tanto no aspecto ambiental, social ou de governança, e um dos grandes propulsores desta tendência é o interesse dos investidores no tema ESG.  No Brasil, segundo dados da Anbima, o patrimônio dos fundos com essa temática passou de R$ 1,03 bilhão em 2008 para R$ 2,01 bilhões em março de 2022. A Anbima reconhece que ainda é difícil quantificar no mercado o exato volume aplicado em fundos ligados à sustentabilidade, mas o interesse dos players do mercado está crescendo.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA


SUSTENTABILIDADE

Greenwashing: o palavrão do ESG que você deve (re)conhecer

Suno – 10/08/2022

Quem deseja investir em empresas que possuem boas práticas sustentáveis e estão dentro da temática ESG (traduzido como Meio Ambiente, Sociedade e Governança) precisa ter bastante atenção. Inúmeras empresas e fundos de investimentos divulgam uma “publicidade verde”, mas não possuem qualquer compromisso com as questões ambientais, sociais e de boa governança.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA



SUSTENTABILIDADE
“Mercado financeiro passa por um frenesi”, diz John Elkington, pai do Tripé da Sustentabilidade

Valor Econômico – 10/08/2022
O britânico John Elkington ficou conhecido no mundo corporativo por ter cunhado, em 1994, quando estava à frente da consultoria própria SustainAbility, o conceito Triple Bottom Line, ou “Tripé da Sustentabilidade”. Com isso, provocou empresas a não apenas pensarem no lucro como a linha final de seu balanço, mas também em como estão impactando o meio ambiente e as pessoas, assentando a base para o que se tornaria o ESG (questões ambientais, sociais e de governança).


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

Deixe um comentário

Conteúdos relacionados