DIVERSIDADE
Uma Brasília segregada: a história da população negra na capital do país
10/11/2022 – Terra
“Negros em Brasília, em sua maioria, são trabalhadores braçais, serviçais, alocados em postos de trabalho de menor complexidade intelectual. Vão à capital planejada, ordenada com os belos monumentos brancos para servir à sua gente branca com poder econômico”, diz a assistente social Késsia da Silva. No Distrito Federal, o povo negro representa a maior parte dos moradores, com 58,9% – sendo 48,3% pardos e 10,6% pretos. Os autodeclarados brancos são 40%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020.
DIVERSIDADE
O sistema de saúde cuida das mulheres negras?
Uol – 10/11/2022
Mulher negra, Elis, 38, passou anos até conseguir um diagnóstico sobre os problemas de saúde que afetaram sua vida pessoal e profissional. Ela se afastou do trabalho como advogada por falta de memória; desistiu do artesanato, uma das suas paixões, por coordenação motora debilitada; sentia dor na cabeça, fraqueza nas pernas e nos braços, fadiga, dificuldades na visão e espasmos musculares. Em três anos, nenhum médico ouviu de fato todos os seus sintomas, e outros tentaram justificar o problema como algo psicológico, já que ela havia passado por um divórcio. “Nunca foi frescura, nunca foi histeria como já ouvi em tantos consultórios”, diz.
SUSTENTABILIDADE
“Sustentabilidade e inovação andam de mãos dadas”, diz sócio da Safe Trace
Correio Braziliense – 10/11/2022
Durante a segunda edição do CB Fórum Agro 4.0, evento promovido pelo Correio em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), nesta quarta-feira (9/11), o sócio-fundador da Safe Trace — empresa especializada na rastreabilidade da cadeia produtiva de alimentos —, Vasco Picchi, afirmou que a sustentabilidade e a inovação andam “de mãos dadas”, e que isso é perceptível de diversas maneiras dentro da cadeia produtiva.
ESG
Pandemia intensifica necessidade de implantação de políticas ESG nas instituições de saúde
Portal Hospitais Brasil – 10/11/2022
A pauta ESG chegou com força às instituições de saúde após a pandemia de Covid-19. A necessidade de melhor gestão do ecossistema, incorporando iniciativas pública e suplementar, fez a pauta se tornar fixa e necessária no setor.
Além disso, o desafio de como economizar energia – uma vez que são os equipamentos que mantêm os pacientes vivos – e otimizar recursos – já que o setor é o grande gerador intensivo de resíduos, sobretudo os infectantes e perfurocortantes – fez com que estas demandas criassem um ambiente de urgente discussão sobre a sustentabilidade das instituições de saúde.
SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade: do consumo de moda consciente a simples hábitos diários
Uol – 10/11/2022
O planeta está pedindo socorro, e não precisa ir muito longe para perceber. Basta notar as instabilidades climáticas em todos os cantos do mundo, com chuvas avassaladoras e secas devastadoras. Parece que o planeta está à flor da pele, e não é exagero. Governantes de muitos países se reúnem anualmente para estabelecer algumas metas e tentar frear o aquecimento global, mas, sem a conscientização da população, é difícil mudar este quadro. O que você faz para contribuir com a conservação do meio ambiente no seu dia a dia? Algumas dicas de consumo consciente vão te fazer rever seus hábitos.