Quinta-feira, 15 de setembro

DIVERSIDADE
Cotas para negros e índios em concursos públicos são prorrogadas por 60 anos no estado do Rio de Janeiro

Extra Globo – 15/09/2022

A reserva de 20% das vagas nos concursos públicos para negros e índios em cargos efetivos e empregos públicos dos Poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, da Defensoria Pública, além dos órgãos de administração direta e indireta do Poder Executivo foi prorrogada até 2081. A determinação é da Lei 9.852/22, de autoria do Poder Executivo, que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (15).


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

DIVERSIDADE

Ciro quer rever Lei de Drogas para diminuir morte e prisão de pessoas negras
Folha de S. Paulo – 15/09/2022


Caso seja eleito, Ciro Gomes (PDT) vai rever a Lei de Drogas, sancionada em 2006, para combater os altos índices de homicídio e encarceramento de pessoas negras. É isso o que afirma Ivaldo Paixão, representante da campanha do ex-ministro e presidente nacional do movimento negro do PDT. Antes, ele foi diretor de proteção ao patrimônio afrobrasileiro da Fundação Cultural Palmares.

“Um ponto principal é rever a lei dos tóxicos de 2006. Ela aumentou e muito a prisão e morte de pessoas negras. Por isso, o Ciro pensa em revê-la”

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA



DIVERSIDADE

Startup investe em turismo antirracista e hospedagem para negros

Folha de S. Paulo – 15/09/2022

Carlos Humberto virou a noite acordado. E não foi culpa da ventania na madrugada no Rio. Estava cansado de ouvir amigos e a TV enumerando casos de racismo. Rabiscou as últimas linhas da tese de mestrado sobre o extermínio da juventude negra e teve saudade do irmão. Dos amigos que perdeu. Não pregou os olhos. “Chega de dormir pensando em morte, quero trabalhar com vida”, prometeu a si mesmo, em um momento daqueles ‘eureka’ que empreendedores costumam narrar.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

 

DIVERSIDADE

Cultura e sustentabilidade
Diário do Comércio – 15/09/2022

Se fosse possível associar um único verbo a cada perspectiva do desenvolvimento sustentável, à dimensão Social seria ‘engajar’; à Econômica, ‘viabilizar’; à Política, ‘representar’; à Ambiental, ‘acolher’; à Espiritual, ‘conectar’ e, à dimensão Cultural, ‘identificar’. Embora sejamos individualmente partícipes de uma mesma comunidade planetária, nossos valores são feitos de diferenças. E é na diversidade onde residem as peculiaridades que fazem único cada grupo humano, cujos matizes caracterizam os povos ao mesmo tempo em que os distinguem.


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA


ESG

O agronegócio do Brasil já é ESG
Revista Oeste – 15/09/2022

Há poucos anos, três letras passaram a classificar as empresas que prezavam pela preservação ambiental e pela sustentabilidade: ESG, sigla de Environmental, social and Governance (ESG). Em bom português, ela significa a aplicação de uma série de medidas respeitando requisitos ambientais, sociais e de governança. Enquanto o resto do mundo corre para aplicar essas regras, os produtores rurais brasileiros, mesmo sem perceber, manejam as lavouras e os pastos do país seguindo esses critérios. O grande problema, contudo, é a comunicação no nível mais básico para mostrar o que está sendo feito: do fornecedor para o consumidor.


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA



SUSTENTABILIDADE

Enviado especial da ONU defende criação de banco mundial para a sustentabilidade dos oceanos
Observador – 15/09/2022

O enviado especial do secretário-geral da ONU para os Oceanos, Peter Thomson, defendeu esta quinta-feira a criação de um banco internacional para o financiamento das áreas marinhas protegidas e sublinhou que o futuro passa pela sustentabilidade da economia azul. “Algumas das maiores áreas marinhas protegidas do mundo foram estabelecidas por alguns dos países mais pobres do mundo, como tal é necessário uma cooperação global no financiamento e gestão dessas áreas”, disse.


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

Deixe um comentário

Conteúdos relacionados