Quinta-feira, 19 de maio

POLÍTICA
‘Relações sociais’ no Brasil foram feitas para impedir negros de chegar ao poder, diz Fachin
G1 – 18/05/2022

Ontem, durante uma audiência pública no TSE sobre “Desigualdade Racial e Sistema Eleitoral”, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, afirmou que as “relações sociais” do Brasil foram feitas para que a população negra não chegue ao poder. Fachin também ressaltou que, embora maioria da população, os negros representam somente 24% dos deputados federais e 16% dos senadores.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

SOCIEDADE
Conselho Nacional de Justiça suspende posse de juiz branco, que entrou como cotista para pardos e negros
O Globo – 19/05/2022

O ministro Luiz Philipe de Mello Filho, do Conselho Nacional de Justiça, acatou pedido da Associação Nacional de Advocacia Negra e suspendeu, cautelarmente, a posse do advogado Tarcisio Francisco Regiani Junior como juiz substituto do Tribunal de Justiça do Rio na vaga destinada a negros e pardos.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

MERCADO DE TRABALHO
Desigualdade no mercado de trabalho é ainda mais nociva para mulheres negras
Estadão Expresso – 18/05/2022

De acordo com uma pesquisa da instituição de ensino e pesquisa Insper, um homem branco chega a ganhar mais que o dobro da mulher negra, mesmo exercendo a mesma profissão. Nesta matéria o Estadão conta algumas histórias de mulheres negras, que ilustram essa desigualdade.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

RACISMO
Estado do Rio registra mais de 1,3 mil casos de preconceito em 2021
Agência Brasil – 18/05/2022

Segundo dados do Painel Discriminação do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgados ontem, no ano passado o estado do Rio de Janeiro registrou 1.365 ocorrências de injúria por preconceito, sendo que a maior parte das vítimas, 1.036, é negra. Ainda de acordo com o levantamento, 56% das vítimas por injúria de preconceito são mulheres negras.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

EDUCAÇÃO
Bayer lança premiação para estudantes negros de comunicação de todo o país
Estado de Minas – 18/05/2022

O Consumer Health da Bayer anunciou o lançamento do prêmio Ouse Transformar, em parceria com o Clube de Criação. A iniciativa é voltada para estudantes negros de comunicação de todo o país e tem o objetivo de impulsionar a geração de oportunidades a esses jovens, ampliando a representatividade dos profissionais no setor criativo.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Como a diversidade e inclusão avançam além da área de recursos humanos
Época Negócios – 18/05/2022

A diversidade e inclusão nasce na gestão de pessoas, pois sem profissionais com perfis diferentes não existe diversidade, mas, para que haja a construção de uma cultura verdadeiramente inclusiva, é necessário o envolvimento de todo o negócio. Nesta reportagem a Época Negócios mergulhou em três frentes, que mostram como a diversidade e inclusão avançam além do RH, sendo elas: inovação, marketing e fornecedores.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

Deixe um comentário

Conteúdos relacionados