Relatório de Transparência ESG nas Empresas​

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed quis lectus a leo interdum venenatis. Suspendisse sollicitudin at metus eu eleifend.

Principais objetivos do Relatório de Transparência ESG nas Empresas

I. Estimular uma competição positiva no mercado de trabalho em torno do combate ao racismo

II. Criar benchmark referencial sobre transparência ESG através da análise de dados públicos das empresas listadas na B3

III. Avaliar o nível do compromisso publicamente assumido pelas empresas sob o ponto de vista social e étnico-racial

Interface com o Índice de Equidade Racial nas Empresas (IERE)

Sobre o Índice de Equidade Racial nas Empresas (IERE)

✓ O IERE surgiu em 2020 no formato de um projeto-piloto com 23 empresas

✓ Uma forma de dar eco às manifestações das ruas e às tendências ESG recentes

Três objetivos principais:
I. Estimular uma competição saudável no mercado de trabalho em torno do combate ao racismo

II. Criar referencial sobre equidade racial para o mercado

III. Evidenciar a relação positiva entre equidade racial e desempenho financeiro das empresas

✓ Combinação entre análise de diagnóstico com um sistema de pontuação

Os 6 pilares fundamentais do IERE

Recenseamento empresarial
Diagnóstico interno sociodemográfico com foco no tema de diversidade étnico-racial

Conscientização
Existência de comitês de diversidade e espaços de debate acerca da temática negra

Recrutamento
Modelo ativo de contratação de profissionais negros(as)

Capacitação
Existência de programas capacitação, interna e externa, do(a) profissional negro(a)

Ascensão
Políticas internas voltadas para a construção de um plano de carreira e estímulo à ascensão de profissionais negros(as)

Publicidade e Engajamento
Comprometimento com a construção de uma cultura de diversidade étnico-racial no mercado de trabalho

A análise de dados secundários faz parte do sistema de pontuação do IERE

Compondo parte da nota do Pilar de “Publicidade e Engajamento”

O IERE deriva essencialmente da análise de dados primários (respostas das empresas ao questionário), mas 30% da nota do Pilar VI corresponde à análise de dados secundários via website das empresas signatárias participantes do IERE

IERE possui 6 pilares fundamentais:

Publicidade e Engajamento

  • Análise dos websites corporativos das empresas participantes -12 drivers sociais
  • Comprometimento com a construção de uma cultura de diversidade étnico racial no mercado de trabalho

A análise é feita por meio das seguintes etapas:

  • Definição de 12 quesitos (ou 11 “drivers sociais”) que dizem respeito à equidade empresarial
  • Criação de benchmark: análise da prática de mercado a partir da consulta dos websites das empresas listadas na B3, para fins de comparação com as empresas participantes do IERE
  • Análise dos websites das empresas participantes do IERE

Relatório de Transparência ESG nas Empresas