Segunda-feira, 28 de novembro

DIVERSIDADE

Negros recebem menos do que brancos em cargos de diretoria de empresas abertas
Folha de S. Paulo – 28/11/2022
A desigualdade racial no país, com uma baixa representatividade da população negra em diversas esferas da sociedade brasileira, se reflete também na Bolsa de Valores. Um estudo conduzido pelo Núcleo de Estudos Raciais do Insper mostrou que, em especial nos cargos de alto escalão, o percentual de negros nas empresas listadas na Bolsa brasileira ainda é bastante baixo —considerada a composição das diretorias das empresas que fazem parte do Ibovespa, somente cerca de 9,5% é formada por negros, subindo para 23,5% quando se tratam dos cargos de gerência.

VEJA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

 
DIVERSIDADE

Negros são maioria no sistema socioeducativo do DF, diz pesquisa

Correio Braziliense – 28/11/2022

Na manhã desta sexta-feira (25/11), o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) apresentou o estudo Trajetória dos Socioeducandos no Distrito Federal: Meio aberto e semiliberdade 2022. A pesquisa ouviu 158 socioducandos, entre março e maio, e constatou, dentre outros dados, que 87% dos internos são homens negros e 52% tem entre 16 e 17 anos.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

 

SUSTENTABILIDADE

Número de ingressantes que se declaram negros em engenharia salta mais de 4 vezes em 10 anos

Folha de S. Paulo – 28/11/2022

Hoje com 20 anos, Murilo Noronha começou a pensar em cursar engenharia aos 15, após participar de uma feira de profissões na escola pública em que estudou. Parecia um sonho distante, até entrar para a USP, em 2021.


“Estudei em escola pública a vida inteira e agora estou conhecendo a realidade de quem tenta se adaptar a uma faculdade ainda com uma estrutura bem elitista. Há outras pessoas pretas na minha sala, mas tem aula em que ainda olho ao redor e sou a única pessoa negra”, conta.


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA



SUSTENTABILIDADE

Minas vira casa da sustentabilidade com novo lançamento da Nestlé

Estado de Minas – 28/11/2022

As cápsulas produzidas em Minas são parte integrante de um sistema, batizado de NEO, que foi desenvolvido pela Nestlé e apresentado à imprensa na semana passada, na Suíça. Fruto de cinco anos de pesquisa, esse sistema conta com uma máquina inteligente, que se conecta ao celular, e que, entre outras coisas,  consegue identificar qual cápsula foi inserida em seu compartimento e ajustar parâmetros diferentes para extrair o café de forma perfeita.


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA



ESG

Sete em cada 10 empresas do IBrX 100 incorporam metas ESG em remuneração de funcionários, mostra Santander

Valor Econômico – 28/11/2022

Um dos pilares quando se fala em ESG (sigla em inglês para questões ambientais, sociais e de governança) é a transparência sobre as práticas. No quesito governança corporativa, em especial. Para entender melhor como andam as práticas de remuneração das empresas do IBrX 100, índice da bolsa de valores brasileira, B3, composto pelas 100 ações com maior negociabilidade e representatividade na bolsa, especialmente ligadas a metas ESG, o Santander fez um amplo estudo chamado “ESG Thematic Report: Brazilian Companies’ Compensation Practices” (“Relatório Temático ESG: Empresas Brasileiras Práticas de Remuneração”, na tradução livre).

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

Deixe um comentário

Conteúdos relacionados