Quinta-feira, 13 de outubro

DIVERSIDADE

B3, IBGC e Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial lançam programa de formação para pessoas negras em conselhos
Primeira turma terá 30 alunos e13 aulas até novembro; objetivo é fomentar a diversidade nas altas instâncias de decisão das empresas


São Paulo, 13 de outubro de 2022 – A B3, a bolsa do Brasil, o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e a Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial lançam hoje o Programa de Equidade Racial em conselhos, que visa à ampliação da presença de pessoas negras nas altas instâncias decisórias das companhias.
 
A primeira turma será composta por 30 alunos. Eles participação de 13 aulas, presenciais e on-line, ministradas por professores do IBGC e da Iniciativa Empresarial, e há previsão de mentorias após a conclusão. Entre os módulos do curso estão Missão do Conselho de Administração e Papel do Conselheiro; Ética e Sustentabilidade; Riscos e Compliance e Responsabilidades dos Administradores.



DIVERSIDADE

Após comentários racistas contra negros e mexicanos, presidente da Câmara de Los Angeles se afasta
G1 – 13/10/2022

Nury Martinez, uma vereadora do Partido Democrata que era a presidente da Câmara Municipal de Los Angeles, nos Estados Unidos, foi gravada em uma conversa em que empregou termos racistas. O áudio foi divulgado na internet, e, em decorrência, Nury Martinez abdicou da presidência da Câmara e se afastou do cargo de vereadora. Ela foi gravada em uma conversa com outros dois vereadores e um líder sindical.


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

 


DIVERSIDADE

1 em cada 5 deputados federais negros eleitos mudou a declaração de raça no TSE desde 2018

G1 – 13/10/2022

Dos 135 candidatos negros eleitos para a Câmara dos Deputados nas eleições deste ano, 27 não se declararam assim em 2018, o equivalente a 20% do total. Destes, 14 se declararam como não negros em ao menos mais uma eleição — 2014, 2016 ou 2020. Entre os que tiveram mais mudanças na declaração de raça estão integrantes de alguns dos maiores partidos da casa: Republicanos (5 ) União Brasil (5), PP (4) e PL (4).


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

DIVERSIDADE
Empresas de negros sofreram mais impacto da Covid nos EUA

Money Times – 13/10/2022

Os empresários negros sofreram perdas muito maiores nos lucros do que os brancos durante o auge da pandemia, o que pode ter ampliado a desigualdade econômica de longo prazo, de acordo com um novo estudo. Empresas com proprietários negros tiveram uma queda de 28% nos lucros em 2020, em comparação com uma queda de 15% para empresas com proprietários brancos e um declínio geral de 17%, escreveu Robert Fairlie, professor de economia da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, em relatório. As empresas latinas e asiáticas também sofreram quedas descomunais.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA



SUSTENTABILIDADE

Cidades do Alto Tietê criam mecanismos para estimular a sustentabilidade em construções

G1 – 13/10/2022

De olho em um crescimento sustentável, algumas cidades do Alto Tietê criaram alguns mecanismos para estimular “os projetos verdes”. Uma edificação sustentável começa com a escolha dos materiais. Tudo aqui é pré-moldado. A escola que fica no Centro de Suzano é responsável pela própria energia. Lá no teto foram instaladas 90 placas solares. Nos 3.500 metros quadrados de construção as áreas abertas foram pensadas e planejadas para garantir luz natural durante a maior parte do dia.


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade, ética e greenwashing

Um Só Planeta – 13/10/2022

Sustentabilidade tem sido uma preocupação fundamental em todos os setores da sociedade. A crescente deterioração do meio ambiente e a exaustão dos recursos naturais aumentam a preocupação com as gerações futuras – sustentabilidade poderia ser definida como o equilíbrio entre a geração atual se manter com dignidade e, ainda assim, não comprometer o futuro das próximas gerações. No ambiente corporativo, o fenômeno ESG é uma das formas que a preocupação com sustentabilidade se materializa, por meio de compromissos ambientais, sociais e de governança.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA



ESG

Seis tendências para os investimentos ESG

Exame – 13/10/2022

O segmento de investimentos sustentáveis, ou ESG, vem passando por transformações intensas no mundo todo. Identificar as mais novas tendências relacionadas a esse grupo de ativos constitui um dos principais focos do banco UBS, líder global em gestão de patrimônio que tem aproximadamente US$ 4 trilhões de ativos sob gestão. Presente no Brasil com sua área de Wealth Management e como banco de investimento, em parceria com o Banco do Brasil, o UBS vem compartilhando tendências importantes sobre esse mercado com seus clientes no país. Confira, a seguir, algumas delas.


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

Deixe um comentário

Conteúdos relacionados