DIVERSIDADE
Lula precisa incluir negros e indígenas na alta hierarquia do governo, diz diretora da Anistia Internacional
Folha de S. Paulo – 25/11/2022
A presença de negros e indígenas na alta hierarquia da gestão pública será fundamental para o próximo governo enfrentar o racismo sistêmico, avalia Jurema Werneck, médica e diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil. O governo Lula terá o desafio de cumprir com os compromissos já assumidos de combate à desigualdade racial, como os acordos estabelecidos na Constituição Federal e os tratados internacionais, segundo a diretora.
DIVERSIDADE
Pessoas negras enfrentam desafios para entrar e se consolidar no mercado de trabalho; pesquisa mostra salários desiguais
G1 – 25/11/2022
A realidade do mercado de trabalho para os negros e pardos é mais difícil do que para brancos. Os números mostram as dificuldades que esse grupo enfrenta. Os dados da Pnad Contínua do IBGE, no terceiro trimestre, mostram as diferenças entre brancos, negros e pardos em Pernambuco.
SUSTENTABILIDADE
Maioria dos partidos descumpriu regra de repasse de verbas a candidatos negros
Extra Globo – 25/11/2022
A maioria dos partidos que disputaram as eleições deste ano descumpriu as regras de repasse de verba pública aos candidatos pretos e pardos. Levantamento do GLOBO com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mapeou a prestação de contas de todos os postulantes a cargos eletivos, com recorte de cor e gênero e constatou irregularidades em 27 das 32 siglas. Pretos e pardos representaram 50,21% dos candidatos, mas receberam apenas 35% dos recursos provenientes do financiamento público — os fundos eleitoral e partidário.
SUSTENTABILIDADE
Estratégias de ESG e reputação: entenda a nova fórmula de sustentabilidade
Estado de Minas – 25/11/2022
Muito se fala no Marketing de Causa ou Marketing Responsável que acontece quando uma empresa inclui em seu planejamento estratégico de marca ações de cunho beneficentes em prol de uma determinada causa. Porém algumas empresas têm ido além, como é o caso da Itaminas, referência em extração de minério de ferro. A Patagonia é um ótimo exemplo de marca com propósito embutido em seu DNA. A empresa, avaliada em US$ 3 bilhões (cerca de R$ 15,5 bilhões) segundo o jornal americano New York Times, vende roupas para trilhas e outras atividades ao ar livre em mais de 10 países. A marca tem a ambição de “salvar o planeta”, e faz seu alinhamento a valores claros, informando todas as decisões, desde a experiência do colaborador até ações sociais.
SUSTENTABILIDADE
ESG: Entenda o conceito da sigla e como ela impacta o mercado financeiro
Investing – 25/11/2022
Quando se trata de sustentabilidade, muitas vezes já pensamos diretamente em conservação do meio ambiente de forma geral. Mas você sabia que essas práticas sustentáveis tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia das empresas?
Além de ser uma excelente forma de se destacar dos concorrentes, estrategicamente falando, o título de empresa sustentável tem se tornado cada vez mais evidente no mercado financeiro. Para isso, a empresa precisa seguir algumas iniciativas sustentáveis atreladas a questões econômicas que, quando bem direcionadas, podem se tornar fatores relevantes em obter impactos positivos para a empresa.