EnglishPortugueseSpanish

Sustentabilidade como norteador de negócio é a chave para estratégia ESG bem-sucedida

Fonte: Época Negócios

Mesmo sendo unanimidade entre 100% dos executivos, apenas 5% das maiores empresas do país já conseguiram incorporar efetivamente a pauta das questões ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG, na sigla em inglês). O dado, constatado em uma pesquisa recente da consultoria Bain & Company, evidencia a dificuldade das companhias brasileiras em adaptar as práticas de sustentabilidade aos negócios.

Um dos principais diferenciais das organizações bem-sucedidas no tema é justamente a inversão dessa lógica: ao invés de tentar encaixar o ESG ao negócio, essas empresas têm esses temas como norteadores estratégico fazendo parte de suas atividades e se destacando como um diferencial para o mercado.

Grupo Sabará é um exemplo desse modelo, sendo pioneiro na atuação em prol do desenvolvimento sustentável e inclusivo. Com 65 anos de história, oferece tecnologias sustentáveis, soluções e matérias-primas de alta performance para os mercados de tratamento de água, indústrias de alimentos e bebidas, nutrição e saúde animal e cosméticos.

“Nosso objetivo é continuamente fazer parte de uma cadeia global virtuosa em prol do desenvolvimento sustentável, gerando propósito e buscando entregar sempre algo mais positivo para nossas futuras gerações”, afirma André Sabará, Diretor de Supply Chain, ESG e Marketing.

Com quatro unidades de negócios – a Sabará Químicos e Ingredientes, a BioE, a Concepta Ingredients e a Beraca (controlada em conjunto com a Clariant) – há três gerações a empresa supera desafios e se destaca no mercado, mantendo seu compromisso com um futuro sustentável.

Esse compromisso é refletido nos resultados da empresa. Tendo atingido o maior faturamento anual de seus 64 anos de existência, num total de R$ 274,4 milhões, e o maior nível de rentabilidade da história do Grupo, 11% em 2019 e 21% em 2020, seu investimento em inovação tecnológica e disruptiva representou 8,8%, e a gestão de sustentabilidade 3,2% da receita líquida em 2020.

Tecnologia nacional em prol da sustentabilidade
O Grupo Sabará é 100% brasileiro e atua em todo o território nacional, além de estar presente em países da América do Sul, América do Norte e Europa. “Somos uma empresa familiar que nasceu das mãos de nosso pai, Ubirajara Sabará, com foco em distribuir produtos químicos. Este ano, em que completamos 65 anos de história, nos encontramos diversificados, firmes e líderes nos mercados em que atuamos, na busca contínua por um desenvolvimento sustentável que agregue valor não só para nossos principais stakeholders, como para a sociedade”, conta Ulisses Sabará, CEO do Grupo Sabará.

A empresa é o único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina, essencial nos processos de tratamento de água. Esse insumo químico é precursor na geração do Dióxido de Cloro, utilizado no processo de desinfecção primária d’água.

Com a fabricação do Clorito de Sódio em sua planta na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP), a empresa atende duas de suas unidades de negócio: a BioE, responsável pelo atendimento dos setores sucroalcooleiro, indústria de bebidas, couro, têxtil, papel e celulose, mercado de energia, entre outros; e a Sabará Químicos e ingredientes, atuante no segmento de tratamento de água potável e industrial.

Já a Concepta Ingredients, que tem foco nas indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária, possui um vasto portfólio com ingredientes que valorizam a biodiversidade brasileira e insumos com tecnologia agregada.

A unidade tem buscado a expansão para o mercado internacional de sua linha de ingredientes orgânicos e exóticos. Essa linha é composta por óleos e manteigas provenientes de três biomas (Cerrado, Caatinga e Amazônia), desenvolvidos em parceria com comunidades e cooperativas locais.

Inscreva-se!

Cadastre-se para receber novidades sobre ESG e outras notícias do mercado.

Ao preencher os dados do formulário você concorda com a nossa política de privacidade.

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!