Fonte: Valor Econômico
Pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) com 694 empresários brasileiros concluiu que a inteligência artificial (IA) e a agenda ESG serão as duas principais forças de disrupção do mercado no ano que vem.
O estudo Panorama 2024, elaborado em parceria com a empresa Humanizadas indica que mais de 60% dos executivos que participaram da sondagem responderam que a IA será a tendência que mais terá impacto sobre as respectivas empresas em 2024. A Agenda ESG foi mencionada por 51% dos executivos. A pesquisa indicou que o uso de inteligência artificial generativa já é adotada em algum nível por 68% das empresas cujos executivos responderam ao questionário da Ancham.
A adesão, destaca a Amcham, é expressiva, mas ainda muito pulverizada em diversas formas de aplicação, com destaque para a automação de processos repetitivos, melhoria da eficiência operacional (28%) e análise de dados/insights preditivos (28% das empresas).
“Tudo indica que a inteligência artificial será cada vez mais usada para fins estratégicos, incluindo a tomada de decisão das lideranças e como referência para o desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócio”, disse o presidente da Amcham, Abrão Neto, em comunicado.
Também foram destaque as seguintes tendências: digitalização de produtos e serviços (41%), Big Data (40%), manutenção do trabalho híbrido e remoto (34%) e uso ou investimentos em energias renováveis (31%).