Segunda-feira, 07 de agosto

NEWSLETTER – 07/08/2023

Um caminho para a ascensão de profissionais negros
O Índice de Equidade Racial nas Empresas, construído pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, chega a sua quarta edição em 2023, tendo se transformado na principal ferramenta de mensuração, estratégia e implementação da diversidade racial nas empresas. Uma ferramenta propositiva e disruptiva que tornou realidade o gerenciamento da agenda racial nas grandes empresas. Além disso, o relatório detalhado e individual entregue a cada uma das empresas participantes, estabelece um referencial padronizado e com evidências, o que permite uma compreensão detalhada do momento atual da empresa e, se for o caso, a identificação, intervenção ou construção de estratégias para eliminação de eventuais gaps.

Leia a matéria na íntegra

Como os anos finais da escravidão moldaram a segurança pública no Brasil
Sensibilizada pelos acontecimentos dos últimos dias, envolvendo operações policiais em São Paulo e na Bahia, que resultaram em cerca de 33 mortes e pela urgência de um debate mais amplo sobre segurança pública, a Coluna Presença Histórica abordará neste mês de agosto diferentes dimensões do tema. Como demonstrei em minha pesquisa de doutorado, estamos diante de persistências históricas de um longo passado marcadamente escravista e desigual. É preciso recuar no tempo para compreender por que esses problemas são profundos e complexos.

Leia a matéria na íntegra

Mortalidade policial sobe em SP, e perfil é o mesmo: negro, jovem e pobre
A PM (Polícia Militar) de São Paulo aumentou sua taxa de mortalidade durante o primeiro semestre do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e, de acordo com o colunista do UOL José Roberto de Toledo, durante o programa Análise da Notícia, há um perfil predominante entre as vítimas.

Leia a matéria na íntegra

Com riscos evidentes, ESG deveria ser incorporado no dia a dia do compliance
Em evento com foco em profissionais de compliance em São Paulo na última quarta-feira (2), dezenas de pessoas escutaram atentas a uma sequência de bate-papos sobre ESG, diversidade e inclusão, assédio e capitalismo de stakeholders. Temas estes que, até pouco tempo atrás, não estavam no escopo de atuação e mesmo de estudo de boa parte dos profissionais de compliance.

Leia a matéria na íntegra

Descarbonização é oportunidade estratégica, avalia Petrobras
A Petrobras, signatária da Iniciativa Empresarial destinará de 6% a 15% dos investimentos totais para projetos sustentáveis de baixo carbono em seu próximo plano estratégico, vigente de 2024 a 2028. Conforme a gerente de mudanças climáticas da estatal, Raquel Coutinho, a transição energética é uma oportunidade estratégica para a companhia. A fala foi feita durante o Fórum Net Zero, evento promovido pela Honeywell e a Amcham (Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos), em São Paulo, no final de julho.

Leia a matéria na íntegra

Deixe um comentário

Conteúdos relacionados