Quinta-feira, 22 de setembro

DIVERSIDADE
Brasileiros entregam ao papa carta contra violência a políticos negros

Metrópoles – 22/09/2022

Dois integrantes do movimento Educafro conseguiram entregar ao papa Francisco, ontem, uma carta-denúncia sobre a questão do racismo estrutural no Brasil, com relatos da violência a políticos negros e também a ausência de afro-descendentes nas escolas ligadas à Igreja Católica no país.  Na carta, foi denunciado ao papa que, de 2018 a 2022, quase cem parlamentares afro-brasileiros foram perseguidos ou assassinados por motivações políticas. E cita como uma “perseguição gritante” a cassação do mandato do vereador Renato Freitas, de Curitiba (PR).


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

 


SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade: energia renovável é usada na produção de azeitonas brasileiras

G1 – 22/09/2022

Assunto entre crianças na escola, entre familiares nos encontros de domingo e entre especialistas nos congressos mundiais. A sustentabilidade é uma pauta constante na boca dos brasileiros e nos tópicos mais mencionados na internet. Segundo a IPSOS, empresa especialista em pesquisas de mercado, 86% dos adultos entrevistados concordaram com a frase “Quero que o mundo mude significativamente e se torne mais sustentável e justo do que era antes da Covid-19”.


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA



DIVERSIDADE

Fatos Primeiro: Lula exagera ao falar da proporção de negros nas universidades

CNN Brasil – 22/09/2022

Segundo o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após a instituição da Lei das Cotas, do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), as universidades brasileiras passaram a ter 51% de pessoas “negras e pardas”. A declaração foi dada em Taboão da Serra (SP), no dia 10 de setembro.

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considera como “negras” as pessoas autodeclaradas “pretas” e “pardas”. Quando fala sobre pessoas “negras”, o petista se refere, na verdade, ao número de pessoas “pretas” de acordo com os critérios do IBGE.


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA



ESG

‘O ESG no Brasil é extremamente superficial, está atrasado há décadas’, diz sócio-fundador da Fama Investimentos

Tribuna do Norte – 22/09/2022

A agenda ESG, sigla em inglês para os aspectos ambientais, sociais e de governança das empresas, ganha cada vez mais destaque tanto no mundo corporativo como entre os investidores. Mas esse destaque não tem gerado avanços, segundo Fabio Alperowitch, sócio-fundador da Fama Investimentos, gestora brasileira de fundos que tem como foco as boas práticas ESG e que tem R$ 1,7 bilhão sob gestão.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA


SUSTENTABILIDADE

Agro brasileiro conquistou o mundo pela sustentabilidade e qualidade dos seus produtos, diz ministro

Notícias Agrícolas – 22/09/2022

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, disse nesta quarta-feira (21) que o Brasil utiliza apenas 7,6% de suas terras na agricultura e é um dos poucos países do mundo capazes de aumentar a sua produção agrícola sem incorporar novas áreas à atividade produtiva. Ao participar do 30º Congresso e ExpoFenabrave, em São Paulo, ele ressaltou que o agro brasileiro conquistou o mundo pela sua sustentabilidade e pela credibilidade e qualidade dos seus produtos. 

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

DIVERSIDADE

Defensores públicos classificam como de ‘extrema gravidade’ ato que retratou crianças negras como escravizadas em desfile no Paraná

G1 – 22/09/2022

Defensores públicos do Paraná classificaram como de ‘extrema gravidade’ um ato em um desfile cívico em Piraí do Sul que retratou crianças negras como escravizadas. Diante do caso, a Defensoria Pública do estado também anunciou a abertura de um procedimento de investigação nesta terça-feira (20). A medida vai apurar se há necessidade ou não de ajuizar uma ação civil pública contra os órgãos responsáveis pelo ato. Para isso, serão cobradas explicações da prefeitura.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

Deixe um comentário

Conteúdos relacionados