Terça-feira, 27 de setembro

DIVERSIDADE
Número de negros em medicina na USP aumenta, mas brancos ainda são maioria

Uol – 27/09/2022

“Imagina falar para mainha lá atrás que eu ia passar em medicina na USP [Universidade de São Paulo]”, relembra o estudante Ytalo Pau-Ferro, 22 anos. Natural de Irecê, a 515 quilômetros da capital baiana, ele foi aprovado no início do ano passado no curso mais concorrido do Brasil e na instituição que é considerada a melhor do país. Sendo negro e pobre, e de uma região vulnerável, ser aprovado na USP era uma ideia distante. “Passar em medicina, de onde eu venho, é uma coisa surreal, é muito desconexa da nossa realidade”, conta. Sua mãe é auxiliar de cozinha na prefeitura da cidade baiana e seu pai, vendedor ambulante.


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

 

DIVERSIDADE

Cultura, religiosidade e trabalho: a contribuição do negro na formação do RS

GZH / Uol – 27/09/2022

Como escravos, negros acompanharam portugueses desde as primeiras expedições para explorar o território do Rio Grande do Sul. Em 1737, os africanos estavam na missão de José da Silva Pais para fundar Rio Grande, com a construção do forte Jesus, Maria e José. Quando foram criadas as charqueadas, a partir de 1780, aumentou o fluxo de chegada de escravos.


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA



DIVERSIDADE

Projeto de letramento racial apresenta negras e negros nas ciências ambientais

Jornal USP – 27/09/2022

Estes são assuntos de investigações científicas que já trouxeram a público algum entendimento sobre fauna, flora e eventos de extinções em massa. Mas quem lê pesquisa, não vê pesquisador! E as três pesquisas científicas descritas acima são desenvolvidas na USP por pesquisadores negros e de origem periférica.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA



SUSTENTABILIDADE

Rodrigo Drable se reúne com representantes da área de Sustentabilidade da Nissan do Brasil

A voz da cidade – 27/09/2022

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, juntamente com os secretários de Educação, Marcus Barros, e de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello, recebeu na tarde desta segunda-feira (26), o diretor de Assuntos Externos, Governamentais e Sustentabilidade da  Nissan do Brasil, Fernando Flórido, da gerente de sustentabilidade da empresa, Ana Silva e do especialista em educação do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Danilo Dantas. O encontro ocorreu no gabinete do Executivo e teve a finalidade de apresentar novos projetos na área de educação e sustentabilidade a serem desenvolvidos através de parceria público/privada.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA


ESG

ESG: Os brasileiros e a desigualdade

Exame – 27/09/2022

Estamos às vésperas do primeiro turno das eleições federais e estaduais. Ainda não sabemos os resultados, mas não há dúvidas de que um problema crítico e crônico do país continua esperando solução: nossas desigualdades. Pode-se argumentar inclusive que seja a maior de nossas mazelas, por conter em si a raiz de vários outros transtornos sociais e pela maior exposição das populações mais pobres aos efeitos das mudanças climáticas.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA



NEGÓCIOS

Agenda ESG 2030: mais do que uma boa causa, questão de sobrevivência para a indústria automotiva

Automotive Business – 27/09/2022

No ano 2000 o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Kofi Annan anunciou o Pacto Global, convidando lideranças de corporações privadas a firmarem compromisso com o crescimento sustentável, a proteção dos direitos humanos, da liberdade de associação e da diversidade. Diversas entidades públicas e privadas aderiram, assumindo também a responsabilidade prevenir os desafios ambientais, promover a responsabilidade social, difundir tecnologias sustentáveis e combater a corrupção. Até setembro de 2015, no entanto, apenas 71 empresas do setor automotivo haviam se tornado signatárias do Pacto Global. 

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA



NEGÓCIOS

Com sede em Salvador, empresários criam aceleradora de startups com foco no Nordeste

Exame – 27/09/2022

O ‘oceano azul’ de negócios do Nordeste, ainda pouco desbravado por investidores, é a tese da aceleradora StartVC, fundada por cinco empresários da região. O objetivo é desenvolver negócios e ideias de empreendedores, além de atrair mais investimentos à comunidade nordestina de startups.Em 2021, foi registrado um aumento de 200% no volume de investimentos nas empresas do Brasil, apesar dos impactos da pandemia, segundo relatório da WrappedBrazilian Startups.


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA


_______________________________________________________________________

INICIATIVA EM MOVIMENTO

Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial participa do evento de encerramento de programa de desenvolvimento de carreiras para negros da BASF

27/09/2022

A Basf, multinacional do setor químico e empresa signatária de Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento que congrega mais de 60 empresas comprometidas em promover a inclusão étnica e racial em suas empresas e combater o racismo no ambiente corporativo e em toda a sua cadeia de valor, promoveu no último dia 23 de setembro a formatura dos alunos que participaram do projeto BIG Empoderados. O programa da Basf é direcionado ao desenvolvimento de carreiras dos colaboradores negros da companhia.


BASF conclui o programa de desenvolvimento de carreiras para profissionais negros em parceria com Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. Para Raphael Vicente, Diretor Geral da Iniciativa Empresarial, “estimular e criar oportunidade para que o negro tenha a possibilidade de desenvolver uma carreira de sucesso é o compromisso da Iniciativa Empresarial e das empresas que acreditam na promoção e igualdade de oportunidades sem distinção”, conta.

O evento aconteceu na última sexta feira, e contou com a participação de alguns formandos, do Raphael Vicente, bem como da alta liderança da Basf representada por Fernando Barbosa, vice-presidente para Materiais de Performance da Basf para América do Sul.

Deixe um comentário

Conteúdos relacionados