EnglishPortugueseSpanish

Vivo é o destaque no Índice de Equidade Racial Empresarial 2021

O resultado do IERE – Índice de Equidade Racial Empresarial 2021, foi divulgado ontem, 18/11, no Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial

Ontem, 18/11, foram divulgados os resultados de 2021 do Índice de Equidade Racial Empresarial 2021 – IERE. (Faça o download clicando aqui)

O resultado foi divulgado no Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial, evento realizado pela Iniciativa empresarial pela Igualdade Racial que ocorreu nos dias 17 e 18/11, on line, com transmissão simultânea no site da Iniciativa e no canal da IstoÉ Dinheiro, no YouTube

A Vivo foi o grande destaque de 2021, ficando em 1º lugar no resultado geral, categoria máxima do IERE, que esse ano contou com a participação de 42 das maiores empresas do pais.

O IERE é uma realização da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento que reúne mais de 60 empresas e instituições em prol da promoção da diversidade racial no mercado de trabalho, em parceria com o Instituto Data Zumbi, instituto de pesquisas da Universidade Zumbi dos Palmares, e constitui uma iniciativa inédita de avaliar – e não apenas diagnosticar -, de forma objetiva, a ação das empresas em torno da temática racial.

A segunda edição do IERE apresentou um aprofundamento metodológico, a busca por evidencias e pela materialidade, além das respostas apresentadas pelas empresas, bem como uma amostra maior, representando aproximadamente 10% das 500 maiores empresas do pais.

O Índice possui um extenso relatório de dados agrupados, justamente para apresentar a sociedade a prestação de contas (accountability) dos resultados, desafios, avanços e retrocessos na promoção da inclusão e diversidade racial no mercado de trabalho.

Para o coordenador da Iniciativa, prof. Raphael Vicente “há sim um movimento de mudança em andamento e empresas engajadas em realizar a sua transformação, entretanto, o tema é complexo e somente boa vontade não basta. Os resultados do IERE esse ano deixam claro que falamos muito sobre o tema, compreendemos que há um desafio a ser enfrentado, mas em geral, as medidas e ações ainda são tímidas e não estão sendo suficientes para apresentar resultados robustos em uma perspectiva macro. Mas essa dinâmica já era esperada e faz parte do processo. Temos que manter a consistência e persistir nas ações. Estamos no caminho certo”.

O IERE é uma revolução na gestão da diversidade e inclusão racial no Brasil, constituindo-se em uma ferramenta essencial para as empresas comprometidas com essa pauta.

A gestão dos programas de diversidade e inclusão racial nas empresas, passaram a ter uma ferramenta que lhes confere não só objetividade, como a possibilidade de mensuração e gerenciamento, tornando possível observar a conjuntura da empresa, através, inclusive, do histórico e da referência do mercado, aponta Vicente.

A elaboração do índice foi pautada em três princípios metodológicos: (i) processo de co-criação, já que foi pensado e organizado em conjunto com as empresas signatárias da Iniciativa em um ambiente controlado; (ii) premiação do esforço, ao reconhecer empresas ainda em estágio inicial de implementação das suas ações afirmativas, mas comprometidas com o combate às desigualdades raciais no mercado de trabalho; e (iii) criação de referencial, de forma a orientar as empresas participantes acerca do seu estágio no combate ao racismo frente ao mercado, além de criar um espaço de aprendizado e compartilhamento de experiências.

O IERE se resume nos seguintes pilares: recenseamento empresarial; conscientização; recrutamento, capacitação, ascensão; publicidade e engajamento.

O IERE completo e o relatório completo está disponível em https://iniciativaempresarial.com.br/.

Inscreva-se!

Cadastre-se para receber novidades sobre ESG e outras notícias do mercado.

Ao preencher os dados do formulário você concorda com a nossa política de privacidade.

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!

Inscreva-se!

Cadastre-se para receber novidades sobre ESG e outras notícias do mercado.

Ao preencher os dados do formulário você concorda com a nossa política de privacidade.