Manifesto pela Centralidade da Promoção da Equidade Racial nas Práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão no Brasil
Somos profissionais a serviço de organizações empresariais que articulam empresas em torno de compromissos relacionados à valorização, promoção e gestão da diversidade, equidade e inclusão (DEI).
Entendemos que a valorização da diversidade tem por base o respeito e a promoção dos direitos humanos na gestão empresarial de maneira a tornar as empresas mais lucrativas, íntegras, socialmente responsáveis e sintonizadas com os desafios atuais da agenda de desenvolvimento sustentável.
Compreendemos que nossos esforços na promoção da diversidade, equidade e inclusão em organizações com foco nas mulheres, nas pessoas com deficiência, nas pessoas LGBTI+ e nas diferentes gerações, encontram fortes motivos para que sejam priorizadas as pessoas negras em todos os compromissos assinados pelas empresas e em todas as suas práticas.
Sabemos que a maioria das mulheres são negras, que a maioria das pessoas com deficiência são negras, que a maioria das pessoas LGBTI+ são negras, que as juventudes e pessoas com mais idade são negras.
No entanto, não é esta maioria que está representada nos dados sobre acesso a emprego e a cargos de liderança, entre tantos outros direitos fundamentais que garantiriam um ambiente de negócios bem-sucedido em uma sociedade bem-sucedida.
Compreendemos que o enfrentamento do racismo se faz com a valorização da diversidade e que, no caso brasileiro, são as ações afirmativas que garantem efetividade ao processo de inclusão e de transformações no ambiente de negócios e na sociedade, dada a centralidade que ocupa em todos os aspectos da vida do nosso país.
Compreendemos que, se é a população negra a mais ausente em nossos esforços por promover os direitos humanos dos segmentos aos quais nossas organizações estão dedicadas, é o enfrentamento do racismo contra a população negra que transformará efetivamente as relações para beneficiar todas as pessoas e toda a sociedade.
Assim, como proposto na 4ª edição do Fórum Internacional da Equidade Racial Empresarial, realizado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial na FIESP, São Paulo, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, nos comprometemos a colocar nossas organizações a serviço deste Manifesto e do entendimento de que pessoas negras devem ser prioridade ao promovermos a equidade de gênero, a inclusão de pessoas com deficiência, os direitos de pessoas LGBTI+ e a diversidade etária.
21 de março de 2025
Margareth Goldenberg, Gestora Executiva do Movimento Mulher 360
Djalma Scartezini, CEO da Rede Empresarial pela Inclusão Social
Reinaldo Bulgarelli, Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+
Ricardo Sales, Secretário Executivo do Fórum Gerações e Futuro do Trabalho