Consumidor Moderno – 26/07/2022
Em primeiro lugar, é absolutamente legítimo e necessário que as empresas assumam um compromisso real com a saúde do planeta, com iniciativas de inclusão, acesso e impacto social e, fundamentalmente, de transparência e governança de suas atividades e relacionamento com fornecedores, parceiros, acionistas e comunidades. Esse é o cerne da tão falada agenda ESG, sigla em inglês para ações Ambientais, Sociais e de Governança. Mas, infelizmente, à parte o compromisso ser legítimo, toda a narrativa e o desenvolvimento dessa agenda é um fenomenal exemplo de descolamento da realidade.
SUSTENTABILIDADE
Valor Econômico – 26/07/2022
Sempre que se fala em mineração de criptomoedas, surge uma preocupação quase instantânea: sustentabilidade. Afinal, o gasto energético começa a preocupar. De acordo com um relatório publicado pela Bloomberg, a mineração de bitcoin consumiu cerca de 67 terawatts-hora (TWh) em 2020. A mesma edição do relatório, publicado em setembro de 2021, já mostrava que, naquele ano, já tinha ultrapassado a barreira dos 90 TWh.
IWC anuncia projetos de sustentabilidade com Gisele Bundchen como embaixadora
Harper’s Bazaar – 26/07/2022
ESG
ESG não é uma varinha mágica que transforma tudo em ouro
Valor Investe – Por Sonia Consiglio – SDG Pioneer pelo Pacto Global da ONU e especialista em Sustentabilidade
Na semana passada, um dos meus posts teve uma repercussão tão interessante que resolvi desenvolver um pouco mais a respeito neste artigo. O que motivou a publicação foram duas matérias, uma da Reset (de 13/07) e outra do Valor Econômico (de 20/7). Os títulos eram, respectivamente: “Europa vê fuga de investidores de fundos ESG” e “Apetite por ativo ESG não esfriou com crise, diz UBS BB”.
VEJA MATÉRIA NA INTEGRA