Quarta-feira, 10 de maio

NEWSLETTER – 10/05/2023

3 fatores que explicam repetição de violência contra negros em mercados no Brasil
Um casal negro foi agredido após supostamente tentar furtar sacos de leite em pó em um supermercado Big Bompreço em Salvador (Bahia) na última sexta-feira (5/4). Um vídeo do momento repercutiu nas redes sociais. Nas imagens, os dois são mostrados encostados a uma parede enquanto são xingados e agredidos pelos homens, que não aparecem na gravação. A mulher, que se identifica como Jamile, diz que pegou o produto para sua filha. “Estava precisando”, diz.

Leia a matéria na íntegra

 

Em plena escravidão, ele conseguiu indenização para dezenas de negros em MG
Em meados de 1885, Bento Epaminondas, homem negro, promoveu um espetáculo no Teatro Municipal de Sabará (MG) em prol da liberdade de alguns escravizados. No final da apresentação, discutiu com um inglês diretor de uma companhia de mineração que escravizou ilegalmente gente livre e foi denunciado por Bento na Justiça e na imprensa.

Leia a matéria na íntegra

 

‘Projetos de IA no Brasil ajudam sustentabilidade’, aponta CEO da Engineering
A inteligência artificial (IA) a serviço da sustentabilidade ambiental, da eficiência energética e da segurança das infraestruturas, mas também da proteção dos trabalhadores. São muitas as áreas de aplicação dos projetos em que a Engineering atua no Brasil, onde a empresa tecnológica italiana, com faturamento de 1,6 bilhão de euros em 2022 e 70 sedes no mundo, está estabelecendo seu “centro de excelência” em tecnologias de vanguarda.

Leia a matéria na íntegra

 

SESI debate formas de impulsionar práticas ESG nas empresas
A promoção da saúde e a segurança no trabalho pode impulsionar o eixo social das empresas no contexto da agenda ESG (ambiental, social e de governança corporativa). Um olhar voltado não apenas aos indicadores financeiros, mas a práticas como o respeito ao meio ambiente, à conformidade com a legislação trabalhista e ao retorno que a empresa oferece à comunidade local tem sido uma tendência crescente no mundo.

Leia a matéria na íntegra 

 

Ministro quer propor responsabilização penal de estabelecimentos onde há agressão de negros
O ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, decidiu propor uma série de medidas para coibir a violência a negros em estabelecimentos comerciais, após novos episódios de agressão em loja da rede Carrefour. Entre as sugestões, há a responsabilização penal das empresas, o que dependeria de aprovação de lei no Congresso.

Leia a matéria na íntegra

Deixe um comentário

Conteúdos relacionados