Segunda-feira, 03 de julho

NEWSLETTER – 03/06/2023

A classificação por cor ou raça no Brasil
A classificação oficial sobre cor ou raça no Brasil por vezes gera uma certa confusão. É comum pesquisas e relatórios apresentarem pardos e negros, ao invés de pardos e pretos. Geralmente, o problema está no termo preto, que representa a cor, mas também é utilizada nos mais variados casos de discriminação, preconceito e muito utilizada pejorativamente. Assim, utilizar o termo preto gera, em muitas pessoas, um certo incômodo.

Leia a matéria na íntegra

‘O Brasil está em posição de destaque na agenda ESG’, diz presidente da Aperam South América
É possível conciliar siderurgia com responsabilidade ambiental, diz Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam South America. Primeira no segmento de aços planos especiais a conquistar neutralidade de emissões na produção, a empresa também foi, em 2022, pioneira na América Latina ao realizar uma transação de venda de certificados de remoção de carbono. E o momento permite fazer mais, trazendo para o Brasil a chance de se tornar personagem importante no processo de descarbonização em âmbito global, diz o executivo. Nesta entrevista, ele também fala do uso de energia renovável na produção de aço em Timoteo, no Vale do Aço, e de investimentos na região do Jequitinhonha.

Leia a matéria na íntegra

Piora desigualdade educacional entre negros e brancos apesar de melhora média de aprendizado
O ensino fundamental público brasileiro registrou uma melhora nos indicadores de aprendizado nos últimos anos, mas isso não ocorreu de maneira igual para todos os alunos. Esse movimento veio acompanhado de uma piora nas desigualdades entre alunos negros e brancos, com agravamentos regionais.

Leia a matéria na íntegra

Cotas raciais são ações afirmativas? Entenda a decisão da Suprema Corte dos EUA sobre universidades
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta quinta-feira que universidades americanas não podem mais usar a raça dos candidatos em seus processos de admissão, uma decisão histórica que deve restringir políticas de ação afirmativa que beneficiavam o ingresso de minorias raciais no ensino superior do país.

Leia a matéria na íntegra

Deixe um comentário

Conteúdos relacionados