Fonte: O Globo
O Itaú Unibanco é a empresa brasileira com a maior pontuação em um levantamento da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial (IEIR) que mede 12 compromissos com a pauta S (de social), da sigla ESG — os outros são Ambiente e Governança.
O banco conseguiu cumprir 10 dos 12 indicadores sociais de um levantamento elaborado pela IEIR em parceria com a GO Associados e acadêmicos e alinhado com padrões internacionais. É a melhor nota dentre 503 empresas avaliadas. A lista inclui empresas listadas no Novo Mercado da B3 e associadas à IEIR. Nenhuma empresa alcançou compromissos estabelecidos nos 12 indicadores desde que o levantamento começou a ser elaborado, há 3 anos. Uma outras empresa alcançou a nota 10 de 12: uma subsidiária do próprio Itaú, a Dibens Leasing, de financiamento de caminhões.
A Petrobras liderou a lista nos dois anos anteriores, com 9 pontos. A Ambev vem em seguida, com 8 pontos, mesma pontuação obtida pela cervejaria no ano anterior. Quase 20% das empresas não obtiveram nenhum ponto. E 23,5% das empresas fizeram 1 ponto.
Na média geral, as empresas alcançaram 2,43 pontos de 12, ligeiro retrocesso em relação ao ano anterior (2,73 pontos). Os números melhoram consideram apenas a lista das 69 empresas signatárias da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. Enquanto a maioria das empresas de capital aberto só cumprem com um ou dois drivers sociais, a maioria das empresas signatárias alcançam entre 3 e 4. A maioria das organizações signatárias fez 3 pontos (17,74%). E 16,13% não pontuou.
Índice
Os 12 ‘drivers sociais’ para medir o engajamento compõem o Índice de Equidade Racial que a Iniciativa Empresarial publica anualmente e que em novembro terá a sua quinta edição. — Os 12 drivers sociais são a contra-prova dos questionários que as empresas respondem para compor o Índice — explica Raphael Vicente, Diretor Geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. — Este é um diagnóstico importante para mensurarmos as ações de governança implantadas pelas empresas e quais os resultados obtidos. Apesar das mudanças que ocorreram nos últimos anos, fica claro que muito ainda precisa ser feito para que, de fato, alcancemos equidade dentro do espaço de trabalho — diz.
A pontuação dos drivers sociais tem um peso de 30% na nota final do indicador e ela é feita a partir de informações colhidas dos sites das empresas, partindo da premissa de que quem adere aos drivers dará publicidade na sua comunicação institucional.
O levantamento avalia, entre outros quesitos, se a empresa publica um relatório objetivo (com dados, objetivos e metas) descrevendo como a companhia tem performado em indicadores chave de promoção da equidade social étnico racial. E se ela mede (e divulga no site) o tempo médio que seus funcionários levam para chegar ao local de trabalho. Ter um canal de comunicação com o público dedicado a denúncias dos públicos interno e/ou externo também conta um ponto, assim como oferecer um programa de socorro financeiro a baixo custo para seus funcionários.