Ação realizada pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial analisou mais de 60 projetos de empresas que atuam no Brasil
Considerado o maior movimento para a promoção da equidade racial na América Latina, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, formada por empresas e instituições comprometidas com a diversidade e superação do racismo no ambiente corporativo, anuncia as sete melhores empresas em práticas e ações de diversidade em atuação no mercado brasileiro. Ao todo, foram avaliados mais de 60 projetos de organizações de médio e grande porte, dos mais variados segmentos.
A terceira edição do evento “Reconhecimento das Melhores Empresas em Práticas e Ações da Diversidade” é uma celebração ao 13 de maio, data que marca os 136 anos da abolição da escravatura. A ação tem como parceiros a Câmara Brasil-Alemanha e o apoio do Movimento Mulher 360, ABRH, APP Brasil, Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
As vencedoras são: Jaguar Land Rover, pelo acesso de adolescentes e jovens ao mercado de trabalho; John Deere, por recrutamento e seleção; Vivo, pela ascensão de profissionais negros; Alelo Instituição, pela divulgação de metas e objetivos de equidade racial e ações de enfrentamento antirracista (internamente e com o mercado) de forma material e transparente; Bradesco, por projeto interseccionalidade: mulheres negras, lgbtqia+ negros, pessoas trans negras, pcd negros, mães solo negras e a Unilever foi vencedora em duas categorias, pelo engajamento na cadeia de valor e compra empoderada.
Todos os projetos foram avaliados por uma banca formada por integrantes da Comissão Organizadora e especialistas técnicos (com conhecimentos relativos ao eixo temático do concurso). “Pessoas autodeclaradas pretas e pardas são maioria na população brasileira, entretanto, minoria dentro dos espaços corporativos e tomadas de decisão. Nosso propósito e estimular boas práticas e iniciativas que incluam grupos minorizados. O reconhecimento também quer impactar gestores e funcionários no enfrentamento ao racismo”, afirma Raphael Vicente, diretor geral da Iniciativa Empresarial para a Igualdade Racial.
Confira o ranking completo das melhores empresas em práticas e ações da diversidade:
Categoria 1 – Acesso de adolescentes e jovens ao mercado de trabalho
1º – Jaguar Land Rover
2º – Adyen
3º – KPMG
Categoria 2 – Recrutamento e seleção
1º – John Deere
2º – Alelo
3º – Grupo Boticário
Cielo
Categoria 3 – Ascensão de profissionais negros
1º – Vivo
2º – Warner Bros. Discovery
3º – Ambev
Categoria 4 – Divulgação de metas e objetivos de equidade racial e ações de enfrentamento antirracista (internamente e com o mercado) de forma material e transparente
1º – Alelo Instituição
2º – Vivo
3º – Banco do Brasil
Pepsico do Brasil
Categoria 5 – Engajamento da cadeia de valor
1º – Unilever
2º – GPA
3º – Cielo
Categoria 6 – Projeto interseccionalidade: mulheres negras, lgbtqia+ negros, pessoas trans negras, pcd negros, mães solo negras
1º – Bradesco
2º – Corteva
3º – Vivo
Categoria 7 – Compra empoderada
1º – Unilever Brasil
2º – Grupo Boticário
Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial
O movimento liderado por Raphael Vicente, surgiu em 2015, com o propósito promover ambiente de negócio sustentável e reunir corporações comprometidas com a equidade racial e a superação do racismo dentro dos espaços de trabalho. Somando o faturamento das empresas que fazem parte da Iniciativa, o faturamento representa mais de R$ 1,3 trilhão, mais de 800 mil pessoas diretas, 4 milhões de pessoas indiretas e alcance global.