Terça-feira, 07 de fevereiro

DIVERSIDADE
Alunos dizem que Janaina Paschoal ‘não é mais bem-vinda’ na USP e que sua volta causa ‘perturbação’
Folha de S. Paulo – 07/02/2023
O retorno da deputada estadual de São Paulo Janaina Paschoal (PRTB) à Faculdade de Direito da USP, na capital paulista, causou espécie entre alunos da instituição. Integrantes do Centro Acadêmico XI de Agosto já preparam um abaixo-assinado em que se opõem à volta da professora à sala de aula.


Como mostrou a coluna, Janaina demonstrou interesse em retomar as aulas no Largo de São Francisco logo após as eleições de 2022, quando não se elegeu para o Senado. Licenciada da faculdade desde que chegou à Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2019, ela encerrará o seu mandato em 15 de março.

VEJA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

DIVERSIDADE

Vinicius Junior tem novo caso de racismo investigado pela liga espanhola
Estadão – 07/02/2023
A LaLiga, associação responsável pela organização do Campeonato Espanhol, está investigando novos ataques racistas sofridos pelo atacante brasileiro Vinicius Junior. No último domingo, durante a vitória por 1 a 0 do Real Madrid sobre o Mallorca, no estádio Iberostar, a transmissão de TV captou a voz de um torcedor dizendo “Vinícius macaco, Vinícius é um macaco”.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

 

ESG

Taxa de carbono europeia pode prejudicar exportações do Brasil

Folha de S. Paulo – 07/02/2023

Nos próximos meses, a União Europeia vai dar os primeiros passos para a introdução de um inédito mecanismo de ajuste de carbono na fronteira (ou Cbam, na sigla em inglês). O sistema vai tributar mercadorias com base nos gases de efeito estufa emitidos durante a produção, o que pode se tornar um impeditivo para certas exportações brasileiras.
Inicialmente, apenas alguns produtos estarão sujeitos à medida, como alumínio, cimento, fertilizantes, energia elétrica, ferro e aço. A ideia é que, para chegar à UE, eles tenham que pagar o mesmo preço que os produtores do bloco já pagam pelo carbono.


VEJA MATÉRIA NA INTEGRA



DIVERSIDADE

Empresas nos EUA podem ser obrigadas a divulgar risco climático

Folha de S. Paulo – 07/02/2023

O órgão regulador de valores mobiliários dos Estados Unidos propôs nesta segunda-feira (21) exigir que empresas listadas nas bolsas do país divulguem uma série de riscos relacionados ao clima e emissões de gases de efeito estufa. É parte do movimento do presidente Joe Biden propôs nesta segunda-feira (21) exigir que empresas listadas nas bolsas do país divulguem uma série de riscos relacionados ao  e . É parte do movimento do presidente  para unir esforços e evitar catástrofes relacionadas ao clima.


A SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) divulgou seu esboço de regulamentação, sob a qual as empresas divulgariam suas próprias emissões diretas e indiretas de gases, conhecidas como emissões de Escopo 1 e Escopo 2. Ela também exigiria que as empresas divulguem as emissões geradas por seus fornecedores e parceiros, conhecidas como emissões de Escopo 3, se forem materiais.


VEJA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA


ESG

Famílias de negros vítimas da violência policial nos EUA são privadas do direito ao luto

Folha de S. Paulo – 07/02/2023

RowVaughn Wells chegou à Igreja Cristã Mississippi Boulevard de Memphis, numa quarta-feira gelada e cinzenta, para se despedir de seu filho Tyre Nichols. Ele estava morto. Assassinado. Morto a pancadas por policiais locais enquanto chamava por ela aos berros, a cem metros de casa. Do outro lado da rua, em frente à igreja, havia uma multidão de jornalistas. Agentes do Serviço Secreto guardavam a entrada. O santuário estava cheio de dignitários, incluindo a vice-presidente Kamala Harris.

VEJA MATÉRIA NA INTEGRA

Deixe um comentário

Conteúdos relacionados