A classificação por cor ou raça no Brasil

A Classificação oficial do IBGE na atualidade resume-se, em ordem alfabética: Amarelo; (II) Branco; (III) Indígena; (IV) Pardo e (IV) Preto.

Para que não haja dúvidas: 

Na realização do Censo, as pessoas são perguntadas sobre sua cor de acordo com as seguintes opções: (I) Amarelo; (II) Branco; (III) Indígena; (IV) Pardo e (IV) Preto.

Em 1872, no primeiro recenseamento, eram utilizadas as seguintes categorias: (I) branco; (II) preto; (III) pardo e (IV)caboclo.

Em 1890, data do segundo Recenseamento do País, trocou-se o termo pardo por mestiço na classificação oficial.

Para entender melhor:

Lembre-se que em 1890 estamos no auge das teorias raciais e uma grande corrente científica entendia que a mestiçagem, ou seja, a mistura das raças, era um fator de atraso. O branco deveria manter-se puro e a população deveria ser branqueada, com a consequente exclusão ou eliminação dos negros. Lembre-se, aqui estamos diante da seguinte classificação: branco, preto, mestiço e caboclo. Não importa saber quem é o negro e sim quem não é branco.

A seguir, nos Recenseamentos de 1900 e 1920 não foi incluída a classificação racial e a operação censitária prevista para 1910 e 1930 não foi realizada, sendo retomada a série em 1940.

Neste ano, foi incorporada à categoria “amarela” na classificação para dar conta da imigração japonesa acontecida, basicamente, de 1908 a 1929.

No Censo Demográfico 1940, aceitavam-se como respostas à classificação racial os termos de: (I) branco; (II) preto e (III) amarelo;
Os Censos Demográficos 1950 e 1960 reincorporaram o grupo pardo à categorização de cor, como unidade de coleta e análise, sendo os primeiros que orientavam explicitamente, nas instruções de preenchimento, a respeitar a resposta da pessoa recenseada, constituindo a primeira referência explícita ao princípio de autodeclaração.

Com exceção do Censo Demográfico 1970, quando a pergunta foi excluída do levantamento, as outras operações censitárias realizadas, em 1980 e 1991, mantiveram esta forma de classificação.

Em 2000, encontram-se, novamente, as cinco categorias atualmente utilizadas nas pesquisas, pela ordem em que figuram no questionário – branca, preta, amarela, parda e indígena – as quais também constam no Censo Demográfico 2010.

Para se autodeclarar, independente do que consta da sua certidão de nascimento, raciocine assim:

Amarelo
Branco
Indígena
Negro – Pardo
Negro – Preto

Aliás, por fim, a consciência da identidade negra, ou seja, o declarar-se negro e tudo o que isto representa, dá-se o nome de negritude.

Curiosidade 

Na história do pensamento racial brasileiro, a data de 1843 pode ser pensada como emblemática, posto que foi o ano em que Karl Friedrich Philipp von Martius (1794- 1868) apresentou seu ensaio Como se deve escrever a história do Brazil, vencedor do concurso do recém-constituído Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB, fixando as bases da fábula nacional das três raças formadoras da população do País e, por extensão, a da democracia racial brasileira. Seu posicionamento em relação à miscigenação entre os diferentes grupos étnico-raciais revela um pensamento explicitamente hierarquizante e racista, afirmando que a raça negra, degenerada e inferior, iria contribuir com a construção de uma nova nação à medida que fosse assimilada, absorvida pela raça branca ou caucasiana.

Para Entender Melhor: Ideologia do Branqueamento?

A tese do branqueamento, baseada na presunção da superioridade branca, revelou-se a acomodação ideal do legado escravista.

Assim, desde a segunda metade do Século XIX é impulsionada no País uma política de imigração seletiva, ou seja, não de qualquer origem, mas privilegiando a europeia, ou “caucásica”, no dizer dos norte-americanos.

Buscam-se, assim, suíços, alemães, nórdicos, de preferência; tempos depois, aceitam-se, não sem certa relutância, italianos, espanhóis, menos valorizados, mas, do ponto de vista da época, “ao menos, brancos”. Este projeto de branqueamento da população brasileira representa a outra face da ideologia da mestiçagem.

Por outro lado, em qualquer hipótese o mestiço era admitido apenas como elemento transitório que levaria à constituição de uma nação de brancos.

 

Referências

Estudos e análises. Características Étnico-raciais da População: Classificações e identidades. 2013.
Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv63405.pdf

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